O Ministério da Administração Interna (MAI) já procedeu ao pagamento integral de todas as candidaturas aprovadas no âmbito da Conta de Emergência accionada no passado mês de Agosto na sequência dos incêndios florestais.
Segundo comunicado do ministério tutelado por Constança Urbano de Sousa foram aprovadas 899 candidaturas, num total de 233.340 euros. Foram abrangidos os produtores de gado residentes em freguesias em que ardeu mais de 30% da totalidade da área.
“O Ministério da Administração Interna, através da Autoridade Nacional de Protecção Civil, procedeu, no final da passada semana, à transferência do apoio financeiro ao abrigo da Conta de Emergência que se destina a cobrir os danos nas unidades de exploração económica de modo a garantir a alimentação de milhares de animais, cujas pastagens foram destruídas pelos incêndios florestais”, acrescenta o comunicado governamental.
A decisão sobre os apoios a conceder, tomada nos termos do despacho conjunto da Administração Interna e das Finanças, teve, refere o MAI, “em linha de conta uma avaliação rigorosa e documentada dos danos e a verificação da incapacidade financeira dos sinistrados”.