GNR e a PSP detiveram até às 17h00 desta quarta-feira 153 pessoas pelo crime de desobediência e encerraram 377 estabelecimentos por incumprimento das normas durante o segundo período do estado de emergência devido à Covid-19, anunciou a tutela.
Em comunicado, o MAI refere que, entre 3 de Abril e as 17h00 desta quarta-feira foram detidas 153 pessoas por crime de desobediência, 34 das quais por desobediência à obrigação de confinamento obrigatório, 72 por desobediência ao dever geral de recolhimento domiciliário, nove por desobediência de interdição de circulação fora do concelho durante o período da Páscoa.
Foram ainda detidas 13 por desobediência ao encerramento de estabelecimentos, nove por resistência e 16 por violação da cerca sanitária de Ovar.
Com os números avançados esta quarta-feira pelo Ministério da Administração Interna (MAI), totalizam 261 as detenções feitas pelas forças de segurança desde que entraram em vigor as primeiras medidas do estado de emergência, a 22 de Março.
São mais 11 detidos do que no balanço efectuado na terça-feira.
Em três semanas e meia, foram igualmente encerrados pelas autoridades 2085 estabelecimentos, por não cumprirem as regras, segundo dados divulgados, esta quarta-feira, pelo ministério da Administração Interna (MAI). Até às 17 horas de terça-feira, tinham sido fechados menos 23.