Há mais de 100 mil cidadãos do Brasil actualmente a residir de forma ilegal em Portugal e que ainda não receberam uma resposta do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), que é responsável pela emissão de autorizações de residência e trabalho.
O silêncio das autoridades portugueses foi ‘quebrado’ do outro lado do Atlântico, uma vez que as autoridades brasileiras já se queixaram da situação e exigiram que Portugal tome as medidas necessárias o mais rapidamente possível, revelou esta quinta-feira o ‘SchengenVisaInfo.com’.
Os dados chegaram ao senador Chico Rodrigues (União Brasil-RR) pelos três consulados e pela embaixada do Brasil em território luso – o número coincide com o divulgado recentemente pelo ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, que revelou que a lista de pendências do SEF passa as 200 mil pessoas, sendo a maior parte brasileiros.
“O que observámos nas visitas a Lisboa, Porto e Faro, onde ficam os três consulados, foi uma situação dramática entre os brasileiros. Encontrámos pessoas a viver em condições sub-humanas”, revelou o senador, que exortou tanto o Itamaraty como a Justiça brasileira a requisitar às autoridades portuguesas informações sobre a situação.
O senador destacou ainda que os nacionais do Brasil a viver em Portugal sem a documentação necessária não conseguem emprego, abrir uma conta num banco ou celebrar um contrato de arrendamento.
Com Multinews