Viana do Castelo recebe, nos dias 11, 12 e 13 de Abril, pela primeira vez, uma etapa do 2025 Hertz FIM Trial World Championship. Portugal volta, assim, a entrar no calendário do Mundial de Trial, uma das mais prestigiadas disciplinas do desporto motorizado do mundo, e que conta com a presença da piloto vianense Mariana Afonso,
Mais de 100 pilotos, de 16 nacionalidades, competem em cinco categorias, com vários campeões do mundo presentes na capital do Alto Minho para um percurso que vai rumar ao escadório do Santuário Diocesano do Sagrado Coração de Jesus, no Monte de Santa Luzia.
Para a piloto vianense Mariana Afonso “é um orgulho” voltar à competição a nível mundial “e poder competir em casa, num mundial tão bonito e bem organizado”.
Este é um evento totalmente gratuito para o público, que terá acesso a todas as zonas de competição.
O percurso, com 11 quilómetros, conta com 12 zonas em torno do monte, sendo que três zonas espectáculo que levam o trial à cidade, duas junto ao navio-hospital Gil Eannes e a terceira em frente ao escadório de Santa Luzia.
Espera-se a participação dos melhores pilotos de Trial do mundo e a prova conta com pilotos em todas as classes: TrialGP / Trial2 / TrialGP Women / Trial3 / Trial2 Women. Nestas cinco categorias, os pilotos percorrem zonas desenhadas especificamente para testar as suas habilidades em terrenos acidentados e obstáculos naturais.
Esta segunda etapa do calendário, sob a égide da FIM – Federação Internacional de Motociclismo, é organizada pelo Motoclube Foz do Lima em parceria com a Câmara de Viana do Castelo.
Na sexta-feira, dia 11 de Abril, há sessões de autógrafos e fotografias, com o paddock, base de operações, na zona ribeirinha, junto ao Gil Eannes. Sábado e domingo, 12 e 13 de Abril, serão dois dias de competição nas cinco categorias.
Este é um evento totalmente gratuito para o público, que terá acesso a todas as zonas de competição.