Mais de 2000 seniores do concelho participaram, esta quarta-feira, na Festa do Idoso em Fátima, um dos maiores eventos promovido pelo município de Esposende no âmbito do Programa Envelhecimento Ativo da Rede Social de Esposende.
A iniciativa, que vai já na 22.ª edição, tem vindo a registar, ano após ano, um aumento do número de participantes, assinalando este ano, segundo os números avançados pela autarquia, um acréscimo de 19% face a 2013.
“Estes dados expressam o sucesso deste evento que vem sendo realizado, desde há vários anos, no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, tanto por reunir todas as condições para acolher tão elevado número de participantes, como ser um local muito apreciado pela comunidade idosa. Aliás, são muitos os participantes que garantem que se não fosse esta iniciativa dificilmente teriam oportunidade de visitar o Santuário com esta regularidade”, refere a autarquia em nota às redacções.
Dirigida a idosos com idade igual ou superior a 65 anos, pessoas portadoras de deficiência com autonomia, com idade superior a 35 anos, e pessoas que frequentam as Instituições Particulares de Solidariedade Social com valência para a terceira idade, esta festa “constitui um importante momento de convívio da comunidade sénior do concelho em que o presidente da Câmara Municipal interage com os mais velhos, que fazem sempre questão de lhe agradecer pessoalmente a realização desta actividade”.
“Os idosos merecem-nos todo o carinho, respeito e reconhecimento pelo tanto que contribuíram para elevar e fazer crescer o nosso concelho”, afirmou Benjamim Pereira, sublinhando que “hoje continuam a ser agentes activos e participativos em diversos aspectos da vida em comunidade”.
“Esposende é e continuará a ser um concelho amigo dos idosos”, garantiu Benjamim Pereira, sustentando que “o Município tem sabido corresponder aos anseios e expectativas desta franja da população, através da dinamização de um conjunto de actividades que contribuem para um envelhecimento activo e saudável”.
“Queremos manter esta dinâmica e esta oferta”, referiu o autarca, desafiando os idosos a participarem nas várias iniciativas e notando que “está em causa o trabalho em rede com as instituições particulares de solidariedade social, Juntas de Freguesia e outras instituições locais”.
Benjamim Pereira aproveitou a oportunidade para agradecer a todos a colaboração e parceria na operacionalização do Programa Envelhecimento Activo, e deixou ainda uma palavra de agradecimento a todos quantos participaram na organização e no apoio à Festa do Idoso em Fátima, designadamente juntas de freguesia, Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho, Bombeiros Voluntários de Esposende e de Fão e Delegação de Marinhas da Cruz Vermelha Portuguesa.
A Festa do Idoso integrou, como habitualmente, a Eucaristia na Igreja da Santíssima Trindade, presidida pelo Arcipreste Padre Delfim Fernandes, que saudou a iniciativa do município de proporcionar esta actividade aos mais velhos, e solenizada pelo Coro da Paróquia de Marinhas.
O piquenique decorreu num dos parques do santuário e o regresso a casa aconteceu ao final da tarde, dando por concluída uma jornada que começou bem cedo com a partida dos 36 autocarros com os participantes das várias freguesias do concelho.