A Câmara de Esposende celebrou um acordo de colaboração com o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), no âmbito da Estratégia Local de Habitação, com o objectivo de resolver as graves carências habitacionais que afectam alguns agregados familiares.
Em comunicado, a autarquia adianta que investimento global ascende a 23 milhões de euros, prolongando-se, temporalmente, até 2026.
O município, acrescenta o comunicado, “identificou as necessidades habitacionais das pessoas e dos agregados, que se traduziam, nalguns casos, em condições habitacionais indignas e, por via deste acordo agora celebrado com o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, vai promover a reabilitação de fracções ou de prédios habitacionais, a construção de prédios ou empreendimentos habitacionais ou adquirir fracções ou prédios para destinar a habitação”.
Do valor global desta iniciativa (23.180 milhões de euros), o IHRU, I.P. prevê disponibilizar um financiamento que se estima no valor máximo de cerca de 18.848 milhões de euros), sendo quase 8.100 milhões de euros concedidos sob a forma de comparticipações financeiras não reembolsáveis e cerca 10.756 milhões a título de empréstimo bonificado.
Os financiamentos a conceder pelo IHRU, independentemente da sua modalidade, são concretizados, relativamente a cada solução habitacional a promover, através da celebração de contratos de comparticipação e de empréstimo.
“A beneficiação da habitação de famílias necessitadas enquadra-se na política social definida pelo município de Esposende e visa garantir melhores condições de habitabilidade aos seus cidadãos”, conclui o comunicado.