Na próxima semana, mais de 350 jovens do 9.º ano ao ensino secundário vão ‘viver’ na Universidade do Minho e nas cidades de Braga e Guimarães, envolvendo-se em 24 actividades científicas e lúdicas. E vêm de todo o Norte de Portugal, mas também de Leiria, Fundão, Cascais, Grândola, Açores, Madeira e até de França.
Trata-se da 16ª edição do programa ‘Verão no Campus’, que pretende apoiar os participantes inscritos na escolha de um curso superior, aprofundando o conhecimento sobre áreas vocacionais e sobre a Universidade do Minho (UMinho).
Nas salas de aula, nos laboratórios, nos nossos jardins ou nas ruas das duas cidades que acolhem a universidade, 42 monitores – que são estudantes da UMinho – conduzirão os visitantes entre actividades, essas realizadas por mais de 50 investigadores e professores da casa.
As actividades propostas incluem, por exemplo, montar baterias, experimentar outras línguas, arriscar novas arquitecturas, tomar lugar num tribunal, conhecer um supercomputador, ser jornalista por um dia, acompanhar um parto simulado, explorar os biomateriais, entre tantas outras.
Os futuros universitários vão ainda partilhar momentos, dúvidas e sonhos com os colegas da sua idade que participam nesta iniciativa, a qual surgiu em 2009 e já conheceu quase 6 000 jovens dos vários continentes.
O programa começa na segunda-feira de manhã, com sessões de apresentação em cada uma das 12 escolas/institutos da universidade que acolhem as actividades. Depois, seguem-se as emoções dos laboratórios, os diálogos com docentes, o sentir da vida académica.
No último dia, sexta-feira, a despedida é sempre especial. Às 16h00, no auditório A1 do campus de Gualtar, prevê-se uma conversa dos participantes com membros da equipa reitoral, a entrega de diplomas e prémios, alguns jogos interactivos e actividades informais.