Foram 11.939 as pessoas que votaram nos 30 projectos da segunda fase de votação do Orçamento Participativo (OP) do município de Braga para 2017. O processo de votação encerrou no passado 30 de Setembro, sendo que os projectos vencedores serão conhecidos no próximo dia 14 em sessão pública.
O envolvimento da população em todo o processo do OP é, segundo Eduardo Jorge Madureira, coordenador do projecto, “um indicador muito significativo de vitalidade cívica que superou todas as expectativas”. Eduardo Jorge Madureira destaca ainda a “ampla mobilização dos cidadãos, desde à apresentação dos projectos até à divulgação e votação dos mesmos”.
Recorde-se que esta edição do OP foi a que registou o maior número de votantes a escolherem o destino a dar aos 750 mil euros que a autarquia alocou para esta iniciativa, sendo que parte desta verba, 100 mil euros, destina-se ao Orçamento Participativo Escolar.
Das 103 propostas apresentadas na edição deste ano do OP, 67 deram lugar a projectos levados à primeira fase de votação, passando 30 para a segunda fase, abrangendo diversas áreas de intervenção municipal.
Ecologia, ambiente e energia; turismo, comércio e promoção económica; equipamentos e espaços públicos; cultura e património; solidariedade e coesão social; e trânsito, mobilidade, acessibilidades e segurança rodoviária, são as áreas que agregam, cada uma, cinco projectos para intervenção em diversas freguesias do concelho.