Desde 1 de Janeiro de 2014, data em que entraram em vigor mais de 60 alterações ao Código da Estrada – uma delas estipulando que só se deve circular à direita numa rotunda antes de sair – foram multados 3195 condutores por circularem numa rotunda de forma incorrecta.
Os números, da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, são avançados esta segunda-feira pelo Jornal de Notícias. De acordo com as estatísticas, também foram multados 1909 recém-encartados ou profissionais que circulavam com uma taxa de álcool no sangue superior a 0,2 gramas por litros – a redução da taxa de álcool para recém-encartados e profissionais foi outra das medidas implementadas no ‘novo’ Código da Estrada.
Logo no primeiro ano de vigência das novas regras, foram multados 1104 condutores por circulação incorrecta nas rotundas, e o número subiu em 2015 para 1127. Em 2016, 964 condutores já foram ‘apanhados’ a sair das rotundas utilizando a faixa errada.
Confrontado com estes números, Carlos Barbosa, presidente do Automóvel Club de Portugal, diz que “em Portugal continua a conduzir-se mal e a fiscalização, devido à falta de efectivo nas polícias, é má”.
A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária ainda não tem dados sobre os ciclistas, que tiveram direitos aumentados com as alterações de 2014, mas o JN adianta que terá havido, em 2014 e 2015, um aumento ligeiro do número de acidentes envolvendo velocípedes.
Fonte: DN