A Universidade do Minho homenageia esta quarta-feira o seu professor catedrático Manuel Carlos Silva, recém-aposentado, com o colóquio ‘Desigualdades Sociais e Políticas Públicas’. A Reitoria adiantou que a iniciativa é das 09h00 às 18h30, no auditório B1 do campus de Gualtar, em Braga, tendo entrada livre. Manuel Carlos Silva é um nome incontornável da sociologia em Portugal, em especial no estudo das desigualdades de classe, de género, étnicas e territoriais.
A sessão de abertura é às 09h00, com o presidente da Associação Portuguesa de Sociologia (APS), João Teixeira Lopes, e, da parte da UMinho, o pró-reitor Filipe Vaz, a presidente do Instituto de Ciências Sociais, Helena Sousa, a coordenadora do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS), Ana Maria Brandão, e o diretor do Departamento de Sociologia, Luís Cunha. Segue-se uma conferência sobre como fazer ouvir a nossa voz num mundo digital multidiversificado, por Veit Bader, da Universidade de Amesterdão (Holanda).
Às 10h30 inicia o painel ‘Desigualdades sociais e ação coletiva’, com a coordenadora do Sindicato de Professores do Norte, Manuela Mendonça, e os professores Manuel Carvalho da Silva, José Manuel Sobral, Johanna Schouten e Fernando Bessa Ribeiro, respetivamente das universidades de Coimbra, Lisboa, Beira Interior e Minho. Após o almoço, às 14h30, o painel ‘Impactos e representações das desigualdades sociais’ junta Elísio Estanque (Universidade de Coimbra), Graça Carapinheiro (ISCTE), Helena Machado, Manuel Pinto, José Capela e Manuel Sarmento (todos da UMinho).
Segue-se a apresentação de estudos recentes de Vera Duarte, Sílvia Gomes e Sheila Khan, bem como vários testemunhos e imagens de homenagem a Manuel Carlos Silva, que fecha o evento com a palestra ‘Desigualdades sociais em Portugal e no mundo’, comentada pelo colega Licínio Lima e pelo diretor do CICS.Nova, Luís Baptista.
O desemprego e a precaridade, os espaços rurais vs. urbanos, a emancipação social ou o impacto das políticas públicas na educação, saúde, ciência, tecnologia, justiça e nos media são alguns temas em discussão. A iniciativa é organizada pelo CICS, pelo Departamento de Sociologia e pelo Núcleo de Estudantes de Sociologia da UMinho. O site do evento é www.lasics.uminho.pt/dsac.
SOBRE CARLOS SILVA
Nasceu em Barcelos há 71 anos e vive em Braga. Fez o bacharelato em Antropologia Cultural, a licenciatura em Sociologia e o doutoramento em Ciências Sociais, Culturais e Políticas na Universidade de Amesterdão, além da licenciatura em Direito na Universidade de Lisboa. Lecionou em colégios de Lisboa, Tomar e Santarém, colaborou no Comité de Refugiados e na Associação Resistência e Trabalho, no Algemene Bank Nederland e entrou na década de 80 para a UMinho, onde se tornou professor catedrático e dirigiu o Centro de Investigação em Ciências Sociais, entre outros cargos. Presidiu a Associação Portuguesa de Sociologia e, atualmente, continua a investigar no CICS.UMinho, a publicar artigos científicos, a organizar e proferir conferências nacionais e internacionais e tem uma vida política ativa.
Dos seus livros destacam-se títulos como ‘Resistir e Adaptar-se’ (Prémio Sedas Nunes), ‘Estado e Nação’; ‘Vidas na Raia: Prostituição Feminina em Regiões de Fronteira’, ‘Sina Social Cigana’ e ‘Desigualdades e Políticas de Género’.
Luís Moreira (CP 8078)