A marca ‘Somos +’, um projecto de empreendedorismo social da delegação bracarense da Cruz Vermelha Portuguesa, está presente no Minho Center, em Braga, até à véspera de Natal. ‘Somos +’ produz doces artesanais, nomeadamente compotas, biscoitos e bombons. A sua matéria-prima é seleccionada de hortas sociais ou provém de produtores locais sendo confecionada numa cozinha certificada. Os profissionais que integram a equipa que produz os doces têm formação específica, sendo pessoas em situação de inserção sócio-profissional.
Segundo Paula Rodrigues, responsável pelo projecto a presença no Minho Center “tem sido muito positiva para a divulgação do projeto e para o posicionamento da marca Somos+. Sinto que há uma enorme receptividade e admiração por parte das pessoas, que reconhecem no local que a marca tem uma imagem excelente e comprovam a qualidade dos produtos quando fazem a prova de degustação”.
“Naturalmente que fico orgulhosa com este reconhecimento do consumidor, porque reflete o esforço de uma equipa que acredita no projeto e que todos os dias trabalha com o zelo e profissionalismo que a causa exige e a quem desde já agradeço”, acrescenta Paula Rodrigues.
O projecto que surgiu no âmbito do trabalho de inserção social que se tem desenvolvido com os utentes, relacionando-os com actividades ligadas à agricultura, à horta e à confecção de alimentos. Com esta iniciativa promove a inclusão sócio-profissional gerando emprego para as pessoas mais vulneráveis, que todos os dias chegam às diversas valências da instituição. Assim, além de contribuir para a sustentabilidade financeira da instituição, este projecto permite igualmente que estas pessoas adquiram a sua autonomia financeira por via do trabalho e se insiram novamente no mercado de trabalho.
A Cruz Vermelha de Braga é uma das instituições sociais que mais tem contribuído para o desenvolvimento do empreendedorismo social em Portugal, tendo já desenvolvido, além da marca ‘somos +’, diversos projectos, entre os quais uma cozinha certificada, hortas sociais (co-financiado pela Fundação EDP e Missão Continente), box de lavagem de automóveis, despertador ao domicílio proporcionado pela Juventude da Cruz Vermelha Portuguesa de Braga.