O Presidente da Republica felicitou este sábado o antigo ministro social-democrata Jorge Moreira da Silva pela nomeação para director executivo da UNOPS (Agência da ONU para as infra-estruturas e gestão de projectos) e secretário-geral-adjunto das Nações Unidas.
A decisão desta nomeação de Jorge Moreira da Silva, ex-candidato à liderança do PSD, foi anunciada na quinta-feira pelo secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres.
“O Presidente da República felicita calorosamente Jorge Moreira da Silva pela sua nomeação para director executivo da UNOPS e subsecretário-geral das Nações Unidas, fazendo votos dos maiores sucessos para esta missão internacional”, refere-se numa nota publicada na página da Presidência da República na internet.
Na mesma nota, Marcelo Rebelo de Sousa destaca que “a experiência de Jorge Moreira da Silva, natural de Famalicão, em organizações internacionais e o seu persistente empenhamento em causas como o desenvolvimento sustentável e o combate às alterações climáticas são motivo de ser certo que mais um português possa contribuir de forma valiosa para o sucesso da missão das Nações Unidas, designadamente no âmbito dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável”.
O Presidente da República assinala depois que a UNOPS “é uma das maiores agências das Nações Unidas com responsabilidades no âmbito de construção de infra-estruturas e pela gestão de projectos nas áreas do desenvolvimento sustentável, da paz e segurança e da ajuda humanitária”.
“Esta nomeação foi efectuada pelo secretário-geral das Nações Unidas na sequência de um concurso público internacional”, realça-se ainda na nota do chefe de Estado.
Na quinta-feira, o ex-candidato Jorge Moreira da Silva assegurou que nos próximos anos irá estar “totalmente focado” no cargo das Nações Unidas para o qual foi nomeado.
Antes de ingressar na OCDE, Moreira da Silva, que é licenciado em Engenharia Electrotécnica (área de Energia), foi ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia entre 2013 e 2015 e, entre 2003 e 2005, foi secretário de Estado da Ciência e Ensino Superior e secretário de Estado do Ambiente e do Ordenamento do Território, além de deputado e deputado europeu.
O UNOPS é um órgão operacional das Nações Unidas, cujo objectivo é ajudar diferentes parceiros a implementar projectos de ajuda humanitária, desenvolvimento e construção da paz, nos contextos mais complexos do mundo, mediante práticas sustentáveis.