Presidente da República diz que é preciso manter a calma – e garante que os portugueses no Reino Unido não vão ser prejudicados. “Seguirei em todo o caso com grande atenção”, promete Marcelo.
O Presidente da República manifestou-se esta sexta-feira convicto de que a saída do Reino Unido da União Europeia (UE) não põe em causa os interesses de Portugal e dos portugueses a viver e trabalhar naquele país.
Numa nota divulgada na página da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa afirma ter a “convicção de que os interesses de Portugal, bem como os dos portugueses a viver e a trabalhar no Reino Unido, continuarão a ser prosseguidos não obstante esta decisão”.
“Seguirei em todo o caso com grande atenção o evoluir da situação e posso assegurar que Portugal não deixará de apoiar os nossos compatriotas e luso-descendentes no Reino Unido, país ao qual nos ligam sete séculos de história de uma aliança sem par”, acrescenta o chefe de Estado.
Bolsa cai
Entretanto, a bolsa de Lisboa fechou com uma queda histórica de 7 % nesta sexta-feira, um dia de má memória para a UE e com os mercados financeiros a digerirem o resultado do referendo britânico, o qual ditou a saída do Reino Unido da União Europeia (Brexit).
Na quinta-feira, num referendo realizado no Reino Unido, os eleitores britânicos decidiram pela saída da União Europeia, opção que teve 51,9% dos votos. Como consequência do resultado. o primeiro-ministro britânico, David Cameron, anunciou já a intenção de se demitir em Outubro, na sequência deste resultado.
FG (CP 1200) com TSF e Dinheiro Digital