A rede 8M de Braga promove, esta sexta-feira, a Marcha do Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, a partir das 18h00, da Arcada.
A iniciativa da plataforma para assinalar o 25 de Novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, é uma manifestação de “luto pelas mulheres assassinadas pelo simples facto de serem mulheres (femicídios)” e para reivindicar “o fim de todas as formas de violência de género”.
A rede 8M Braga é integrada pelo BFA – Braga Fora do Armário, CEFUM – Colectivo Estudantil Feminista da Universidade do Minho, Civitas Braga, Greve Climática Estudantil – Braga, Núcleo Antifascista de Braga, Society Loving the Planet Minho e UMAR Braga – União de Mulheres Alternativa e Resposta.
A marcha segue pela rua dos Capelistas, rua Eça de Queirós, junto ao Jardim de Santa Bárbara, rua da Misericórdia, rua do Souto até à avenida Central, onde é lido o manifesto nacional e comunicadas as reivindicações das organizações que apoiam a iniciativa.
A plataforma nacional Rede 8 de Março é apoiada em todo o país por mais de meia centena de organizações feministas, de defesa dos Direitos Humanos, anti-racistas, LGBTQI+, de imigrantes, ambientalistas, de combate à pobreza e precariedade, da área da saúde e sindicatos.