A professora catedrática Margarida Casal tomou posse como presidente da Escola de Ciências da Universidade do Minho (ECUM). A cerimónia de investidura contou com o reitor António M.Cunha e decorreu no anfiteatro da ECUM, no campus de Gualtar, em Braga. Para o triénio 2016/2019, Margarida Casal terá como vice-presidentes os professores Nuno Peres, José Brilha e António Maurício Fonseca.
Margarida Casal licenciou-se em Biologia na Universidade de Lisboa e doutorou-se em Ciências na UMinho, onde é professora desde 1986. Exerce funções de diretora do Centro de Biologia Molecular e Ambiental da UMinho, vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Genética e coordenadora do programa doutoral em Microbiologia Aplicada e Ambiental, da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
Ao longo dos últimos anos, cofundou a spin-off NanoDelivery, assumiu a direção do Departamento de Biologia, foi responsável pela criação dos mestrados em Bioquímica Aplicada e em Biofísica e Bionanossistemas, frequentou 20 pós-graduações e desenvolveu estágios científicos em locais de referência mundial, como o INRA – Instituto Nacional de Investigação Agronómica (França), o Instituto de Biologia Molecular das Plantas do CNRS – Centro Nacional de Pesquisa Cientifica (França) e o Instituto de Investigações Biomédicas de Madrid (Espanha). É coautora de 9 patentes, 8 capítulos de livros e 102 publicações em revistas de referência.
Criada em 1975, a ECUM é uma das maiores escolas da UMinho e está implantada nos campi de Gualtar e Azurém, onde desenvolve atividades de ensino, investigação e interação com a sociedade. Possui cinco departamentos (Biologia, Ciências da Terra, Física, Matemática e Aplicações e Química) e sete centros de investigação, com resultados reconhecidos em rankings internacionais. Tem 180 docentes de carreira, todos doutorados, além de 38 trabalhadores não docentes e não investigadores.
A ECUM oferece onze licenciaturas, quinze mestrados e oito doutoramentos.
Luís Moreira (CP 8078)