A atleta bracarense Mariana Machado, que se vai estrear nos Jogos Olímpicos em Paris 2024, recebeu do presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, a bandeira da cidade e a bandeira Nacional. Ao lado, estava a vereadora do Desporto, Sameiro Araújo, que é também a treinadora da atleta.
“Não é em todas as ocasiões que vemos atletas bracarenses a estar entre a elite da elite mundial, como são os Jogos Olímpicos”, referiu, salientando que, no caso da Mariana Machado, “há aqui uma passagem de testemunho entre gerações, de mãe para filha, da Albertina Machado para a Mariana, o que é algo de valorizar pela Câmara Municipal e por todos os bracarenses”.
Ricardo Rio aproveitou a oportunidade para realçar “o exemplo inspirador da Mariana para muitos outros jovens atletas de todo o concelho e do país que se identificam e se revêm no percurso”, sublinhando que a Mariana para além de atleta, é quase médica, estando a terminar o curso de medicina.
“É, por isso, com muita alegria, que todos te desejamos o maior sucesso do ponto de vista da competição, mas também do ponto de vista pessoal” destacou o autarca.
A sessão contou com a presença de vários vereadores do executivo municipal e representantes municipais, entre os quais a vereadora do Desporto, Sameiro Araújo, que é também a treinadora da Mariana Machado e foi treinadora de Albertina Machado. O momento é, por isso, vivido com “muita alegria e emoção, depois de ver a Albertina a competir nos Jogos Olímpicos de 84, em Los Angeles, vejo agora a Mariana a chegar a Paris muito bem preparada fisicamente”.
Para a atleta Mariana Machado foi um “gosto enorme” receber a bandeira da cidade, percebendo a dimensão da competição dos Jogos Olímpicos.
“Ser a representante da cidade de Braga deixa-me extremamente orgulhosa”, referiu adiantando que tem sido “muito gratificante receber o carinho da cidade e dos bracarenses”.
Mariana Machado está prestes a viver o sonho olímpico, estreando-se nos Jogos Olímpicos de Paris. A jovem atleta do SC Braga vai competir nos 5 000 metros depois da sua mãe, Albertina Machado, ter competido em Los Angeles 1984, Seul 1988 e Atlanta 1996.