Mário Campolargo, secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, abre esta segunda-feira, em Guimarães, pelas 09h10, no largo Condessa do Juncal, a iniciativa ‘Economia- Inovação & Fábrica do Futuro’. O momento é aproveitado para a apresentação do projecto ‘Bairros Comerciais Digitais – Bairro 1128’, a adaptação do comércio e serviços aos novos modelos de consumo.
Na terça-feira, o tema é ‘Economia de Big Data, Inteligência Artificial e o Impacto nas Organizações’, e no dia seguinte realizam-se um conjunto de conversas que abordam a ‘Disrupção na Saúde: Novos paradigmas na Indústria Biomédica Regenerativa’.
Quinta-feira acontece um ‘jantar vínico’, com o embaixador do Canadá.
O sábado, a iniciativa acontece na rádio, com um programa dedicado à ‘Economia e Inovação em tempo real’.
O mês de Outubro é escolhido pelo município de Guimarães para reunir um conjunto alargado de actores com vista a analisar o actual estado da arte, perceber as suas diferentes dimensões e definir quais os caminhos que devemos percorrer para garantir que o território continue a crescer de uma forma sustentada e sólida.
São quatro semanas de acções diferenciadas, mas complementares, que terão lugar um pouco por todo o concelho, com vista a analisar as diferentes áreas que compõem o tecido económico local, com foco na indústria, turismo, comércio, academia, saúde e tecnologia, numa perspectiva de preparação para a ‘Fábrica do Futuro’, impulsionada pelas tecnologias inovadoras que causam efeitos profundos, quer nos sistemas de produção quer nos modelos de negócio.
A programação pode ser consultada em https://fabricadofuturo.guimaraes.pt/