Pedro Leite assegurou esta quarta-feira, véspera da abertura ao público do Nova Arcada, a “total” disponibilidade para se “sentar à mesa” com os representantes das associações comerciais e empresariais que publicamente já manifestaram preocupação com abertura do shopping.
Falando no curso da visita realizada hoje pela imprensa ao Nova Arcada, situado em Dume a um par de quilómetros da cidade, o director-geral da shopping, gerido pela Soane Sierra mostra-se convicto que o empreendimento “será benéfico para toda a economia e comunidade envolvente por trazer mais visitantes à região” e àquele que a partir de amanhã será o maior centro comercial do Minho e do Alto Minho,
Reconhecendo que o Nova Arcada pode contribuir para o aumento do turismo nos concelhos vizinhos de Braga quer a Associação Comercial de Braga (ACB), quer a Associação Empresarial de Vila Verde (AEVIVER) mostram-se apreensivas com os impactos no comércio de rua. Ambas as associações – como o PressMinho noticiou recentemente- debateram o ‘caso’ Nova Arcada em reuniões de direcção e de associados.
Apreensão que cresce sabendo-se agora que o shopping do grupo de Belmiro Azevedo, espera 7 milhões de visitantes só no primeiro ano, não só de Braga, mas também dos distritos do Porto e Viana do Castelo, que juntos representam 825 mil potenciais clientes. A estes números juntam-se dezenas de milhares de galegos.
Pedro Leite admite que “não foram efectuados estudos de impacto no comércio tradicional”. Todavia, assegura, ter “uma postura muito aberta e colaboradora para criar sinergias com as entidades locais”.
Trânsito
Situado na variante que liga Braga à Vila de Prado, o novo shopping está a também a preocupar os utentes daquela via que na quadra natalícia, nas épocas de saldos e no Verão se confrontam com o trânsito congestionado que resulta das ‘enchentes’ do BragaParque.
Pedro Leitão assegura que a fluidez do tráfego está garantida. “Estamos preparados para os momentos de maior concentração de visitantes”, afirma, explicando que o plano de circulação automóvel foi efectuado em articulação com as autoridades públicas”. “Para o Novo Arcada as acessibilidades são um factor crucial”, remata o gestor.
Cinema só em Agosto
As 12 salas de cinema, umas das quais VIP, só abrem em Agosto. A exibição é assegurada pela Cinepplace.
Com a IKEA como principal loja ‘âncora’, o Novo Arcada a aposta na “diferenciação”. Conta ainda com a primeira loja da marca de roupa Lefties em Braga e também com novos conceitos de loja da Bershka, Stradivarius, Pull&Bear, Tiffosi e Parfois. Espaços que se juntam a outras marcas como a Levi’s, Salsa, Cortefiel, Lanidor, Parfois, Springfield, Women’s Secret, Zippy, Intimissimi, Perfumes & Companhia, Loja do Gato Preto, Calçado Guimarães, Boutique dos Relógios, Pandora e Multiópticas.
Um hipermercado Continente com 11 mil metros quadrados, uma Worten, uma Sportzone, um healthclub, uma zona exterior para lazer, várias lojas de serviços (cabeleireiro, agência de viagens, loja de câmbios, loja de chaves, sapateiro e reparação de smartphones), 20 restaurantes, entre eles a Pizza Hut, Burger King, Vitaminas, Wok to Walk, Talho Burguer e ainda um indiano e um japonês (sushi) ocupam as lojas, distribuídas por 68,5 mil metros quadrados que incluem ainda um parque de estacionamento de quatro pisos com capacidade para 2600 carros.
O investimento ronda os 160 milhões de euros e cria 2 mil postos de trabalho directos, a que se juntam outros 250 da IKEA
Fernando Gualtieri (CP 1200)