A Câmara de Braga está a implementar um dispositivo especial de socorro e assistência para a ‘Braga Street Stage’, que se realiza no próximo dia 19. Meia centena de operacionais e cerca de duas dezenas de viaturas integram o esquema de segurança na etapa urbana do Rally de Portugal 2017.
Liderado pelo comandante da Companhia de Sapadores Bombeiros de Braga, João Felgueiras, este dispositivo é constituído por uma equipa de comando, veículos de combate a incêndios, veículos de desencarceramento, 8 ambulâncias de socorro e 4 equipas apeadas de emergência pré-hospitalar, num total de 50 operacionais da Companhia de Bombeiros Sapadores e Bombeiros Voluntários de Braga, da Cruz Vermelha Portuguesa de Braga, Bombeiros Voluntários Famalicenses, Bombeiros Voluntários de Vila Verde e uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do INEM.
O INEM complementa o dispositivo com desfibrilhadores automáticos externos para que todas as equipas de emergência pré-hospitalar sejam portadoras destes equipamentos. A estes meios acresce ainda uma equipa de intervenção da EDP.
Com o posto de comando a funcionar na Praça do Pópulo, a Protecção Civil possui um Plano de Coordenação Municipal que prevê a implementação de um dispositivo que estará posicionado em locais estratégicos ao longo do perímetro do evento, a partir das 11 horas até ao final da prova.
O Plano de Coordenação Municipal articula, igualmente, com os planos da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) e do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), ambos da responsabilidade do Automóvel Clube de Portugal (ACP) e da Federação Internacional do Automóvel (FIA), que asseguram o socorro no interior do percurso da ‘Braga Street Stage’.
“O objectivo passa por garantir capacidade de resposta operacional e assegurar a primeira intervenção imediata e, desta forma, responder a qualquer situação de emergência que ocorra nas vias de acesso, áreas circundantes e principalmente nas zonas maior concentração de público”, explica o chefe de Divisão Municipal de Protecção Civil, Vítor Azevedo.
Com o Posto de Comando a funcionar na Praça do Pópulo, a Protecção Civil possui um Plano de Coordenação Municipal que prevê a implementação de um dispositivo que estará posicionado em locais estratégicos ao longo do perímetro do evento, a partir das 11 horas e que permanece activo até ao final da prova.
PASSAGENS SUPERIORES FACILITAM ACESSOS
Além de todo o material técnico aplicado no circuito urbano, serão montadas bancadas, ecrãs, sistema sonoro e sanitários, havendo um forte dispositivo policial para garantir a máxima segurança de todos. Também a operação de montagem das bancadas obedecem a rigorosas medidas de segurança.
São ainda criadas ainda duas passagens pedonais superiores por forma a facilitar a mobilidade dos peões. Estas estruturas estarão situadas na Rua D. Diogo de Sousa, para fazer a ligação ao Arco da Porta Nova, e no Campo das Hortas, para efectuar ligação à Rua Fernando Namora.