‘Reinventar: pesquisando e reutilizando’ é o tema da exposição patente no Museu dos Biscainhos, em Braga, de mais de 100 réplicas de instrumentos musicais criadas com materiais de desperdício realizadas por alunos e professores de Educação Musical dos 5.º e 6.º anos da EB 2,3 André Soares.
Inaugurada esta sexta-feira, com a com a presença da vereadora da Educação, Carla Sepúlveda, e do vereador do Ambiente, Altino Bessa, a mostra, apoiada pelo município, resulta de um projecto que contou com a participação de 19 turmas dos 5º e 6º anos de escolaridade, num total de mais de 500 alunos envolvidos.
Para a vereadora da Educação, Carla Sepúlveda, “a exposição é reflexo da educação para a sustentabilidade a partir dos vários projectos que as nossas escolas desenvolvem ao longo do ano lectivo”.
“É importante destacar o empenho de toda a comunidade educativa, mas particularmente dos professores que, durante todo o percurso criativo, trabalham para o desenvolvimento de competências junto das nossas crianças e jovens. A escola e toda a comunidade educativa acompanham as mudanças que vão surgindo, participando em projectos/actividades que promovem a educação para o desenvolvimento sustentável”, salientou a vereadora.
Já Altino Bessa, vereador do Ambiente, destacou o trabalho realizado por professores, alunos e encarregados de educação. “Só é possível obter resultados satisfatórios como este através de uma verdadeira sintonia entre os vários intervenientes da comunidade escolar. Estas crianças e adolescentes demonstraram um grande grau de envolvência num projeto que só podia resultar numa mostra tão representativa daquilo que é a promoção e valorização da educação para a sustentabilidade”, afirmou o vereador do Ambiente.
A exposição está patente ao público até 15 de Maio.