A Câmara de Braga distribuiu esta quarta-feira cerca de 500 floreiras a moradores e comerciantes de 92 ruas do centro histórico da cidade. Além das floreiras, este ano foram distribuídas flores para renovar as floreiras entregues em anos anteriores.
Para o vereador do Ambiente, Altino Bessa, esta é uma iniciativa que tem como principal objectivo incentivar as pessoas a florir as suas varandas e os espaços comerciais. “Queremos mobilizar a população no sentido de embelezar a cidade, tornando-a mais florida não apenas para quem reside em Braga, mas também para quem nos visita”, frisou o vereador.
Altino Bessa adiantou que ao longo dos últimos anos, a autarquia já distribuiu mais de três mil floreiras e que já conseguiu duplicar o número de ruas abrangidas. “O modelo instituído desde 2014 fez com que esta iniciativa seja um sucesso. Desde aí temos vindo a aumentar progressivamente o número de ruas, de floreiras entregues e de participantes. Esta é a melhor prova do sucesso do programa”, referiu.
O vereador sublinhou ainda a importância da parceria com a ACB e com as juntas de freguesia, que foram também desafiados a decorar os seus espaços.
, referiu que a iniciativa “envolve moradores e comerciantes no embelezamento da idade”. “Colorir a Cidade nesta altura, vai torna-la mais apelativa, mais florida e perfumada. O que se espera é que as pessoas adiram a esta iniciativa e que este espírito florido contagie quem visita Braga, para que a economia possa também florescer depois deste período de crise que temos vivido”, afirmou o director geral da ACB, Rui Marques.
A acção contou também com as presenças do presidente da União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade, Luís Pedro, de Amélia Rodrigues, do executivo da União de Freguesias de S. Lázaro e S. João do Souto, que destacaram a importância deste programa muito apreciado pela população residente no centro histórico.