Ao fim de mais de 30 dias de iniciativas, foi esta quarta-feira a vez das bordadeiras da Aliança Artesanal apresentarem as propostas que idealizaram e ‘deram corpo’ com as suas próprias mãos.
Roupas de bebé, bases para copos, emblemas para as capas do traje académico, almofadas para as alianças das noivas e botões personalizáveis foram os produtos apresentados pelas seis artesãs que constituem a Aliança Artesanal.
“Sentimos necessidade de criar uma linha de bebé porque toda gente estava a pensar nos grandes e ninguém pensava nos mais pequeninos e têm sido feitos muitos pedidos, assim como os emblemas universitários que têm tido muita procura”, referiu a bordadeira Cristina.
A Aliança Artesanal é responsável, não só pelos seus próprios produtos, como pelos bordados presentes em muitas das peças dos parceiros Namorar Portugal. Segundo a vereadora, Júlia Fernandes e o presidente da Câmara, António Vilela, sem estas bordadeiras não existiria a marca Namorar Portugal, nem seria possível toda esta dinamização do Concelho através da arte dos Lenços dos Namorados. “É nas mãos delas que assenta todo este projecto que nos reconhece internacionalmente”, referiram.
Em gesto de homenagem, António Vilela adiantou que está a ser feita uma escultura que representa todas as bordadeiras e que irá ser colocada num local da Vila, como forma de agradecimento a todos os que se dedicam ao Lenço dos Namorados.