Metade dos cabeleireiros e barbeiros em Portugal não resistirá a mais 15 dias com a sua actividade paralisada e 27% não sobreviverá mais de 30 dias, sendo que, por cada dia, os profissionais do sector perdem 175 euros em média, revela um inquérito da Fixando, realizado entre os dias 5 e 10 de Março, junto de 12.180 profissionais e utilizadores daquela plataforma.
Os profissionais (73%) consideram o segundo confinamento “muito negativo” para a sobrevivência do seu negócio e outros (72%) “discorda completamente” com a actual proibição de exercer a sua actividade.
Segundo os resultados obtidos, percebeu-se que 45% dos profissionais já recorreu ao apoio do Estado, mas 27% não foi elegível, enquanto 18% recorreu à família, 9% contraiu empréstimos bancários.
No que se refere à abertura dos centros de estética e cabeleireiros, 38% defende uma “abertura imediata” e 50% já na primeira fase do desconfinamento, enquanto apenas 12% defende adiamento até uma segunda fase do desconfinamento.
Dos utilizadores da plataforma Fixando, 64% discorda com o actual encerramento, sendo que 81% considera “dramático” o impacto deste encerramento para os trabalhadores do sector.
Mais de metade dos inquiridos (58%) afirma que os cabeleireiros e centros de estética são fundamentais para garantir o bem estar dos portugueses, pois 53% recorre a estes serviços mais de 6 vezes por ano, 19% frequenta 4 a 6 vezes por ano, enquanto 18% vai 2 a 3 vezes por ano.
Segundo o inquérito, os serviços mais procurados são o corte de cabelo (84%), seguido pela manicure (41%), coloração/madeixas (40%), pédicure (28%), depilação a cera (19%) e tratamentos de estética não-invasivos (16%).
O QUE DEVE ABRIR JÁ?
A Fixando percebeu pelo inquérito realizado que as prioridades para a abertura de espaços na primeira fase do confinamento são o pequeno comércio (62%), escolas (58%), cabeleireiros e centros de estética (55%), restaurantes e cafés (48%), ginásios (22%) e centros comerciais (16%).
A Fixando (www.fixando.pt) opera desde 2017 a nível nacional através da sua plataforma web e mobile, bem como da sua APP, e ajuda os utilizadores a simplificar o processo de contratação de um determinado serviço, existindo mais de 1.200 categorias de serviços disponíveis.