Barcelos viveu dois momentos de grande religiosidade com as peregrinações anuais ao Santuário de Nossa Senhora da Aparecida, em Balugães, esta segunda-feira, e ao Santuário de Nossa Senhora da Franqueira, no dia anterior.
Aos milhares, os peregrinos encheram os santuários e as áreas envolventes, participando nas cerimónias que se desenrolaram nas manhãs daqueles dias.
Na Franqueira, a missa campal foi presidida pelo bispo auxiliar de Braga, D. Francisco Senra Coelho, que frisou “que a sociedade precisa de cristãos que testemunhem com as suas vidas a beleza do amor de Deus”.
A peregrinação, organizada pela Confraria de Nossa Senhora do Rosário da Franqueira, contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes e da vice-presidente, Armandina Saleiro.
No final da Eucaristia solene, a Confraria da Nossa Senhora do Rosário da Franqueira, homenageou José Simões, Francisco Gonçalves e Luís Ribeiro, três pessoas que ao longo dos anos colaboraram, e continuam a colaborar, para que o santuário seja um lugar aprazível e com vida.
Na segunda-feira, dia de feriado religioso da Assunção de Nossa Senhora, milhares de pessoas subiram ao Santuário da Senhora da Aparecida, em Balugães, para prestarem homenagem e rezar à Virgem. A peregrinação também foi presidida pelo bispo auxiliar de Braga, D. Francisco Senra Coelho, que convidou, os peregrinos de Nossa Senhora da Aparecida, em Balugães, a fazerem daquele santuário um “reduto de oração e de comunhão” da Arquidiocese de Braga e da Diocese de Viana do Castelo. Miguel Costa Gomes e Armandina Saleiro acompanharam as cerimónias.
Aqui, tal como no dia anterior na Franqueira, confrarias de várias paróquias do concelho marcaram forte presença. Na peregrinação à Senhora da Aparecida, juntaram-se, também, confrarias dos concelhos de Viana do Castelo e de Ponte de Lima.