Os 24 concelhos dos distritos de Braga e Viana do Castelo estão fora da lista de concelhos em alerta divulgada esta quinta-feira após a reunião do Conselho de Ministros.
A ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, anunciou que 20 concelho estão em estado de alerta e no caso de registar um desempenho negativo pela segunda vez consecutiva, terão de abrandar no desconfinamento, tendo em conta as novas regras divulgadas no início do mês.
Os concelhos dividem-se agora em dois: alta e baixa densidade. Os concelhos de baixa densidade (que é a maioria do país) só são deixados em alerta se excederem os 240 casos por 100 mil habitantes, isto é, o dobro da incidência de 120 casos que se aplicava até aqui.
Os 20 concelhos em causa enquadram-se neste cenário — de mais de 120 ou 240 casos por 100 mil habitantes — o que levou o Governo a deixá-los em alerta, para que as autarquias e a população tentem controlar rapidamente a propagação do vírus.
Na última semana estavam dez concelhos em alerta. Desses Alcanena, Paredes de Coura e Santarém recuperaram, acabando por sair da lista.
No total são 20 os concelhos em alerta. Veja quais:
- Alcochete
- Águeda
- Almada
- Amadora
- Barreiro
- Grândola
- Lagos
- Loures
- Mafra
- Moita
- Montijo
- Odivelas
- Oeiras
- Palmela
- Sardoal
- Seixal
- Setúbal
- Sines
- Sobral de Monte Agraço
- Vila Franca de Xira
Estes concelhos continuam na fase de 14 de Junho do plano do Executivo de António Costa, como a maior parte do país. No entanto, na próxima revisão podem ter mesmo abrandar e, consequentemente, regras mais apertadas serão aplicadas.
Aliás, além destes concelhos, todo o país está numa situação preocupante e corre o risco de não avançar para a próxima fase de 28 de Junho.