O Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) disse esta segunda-feira que está “a acompanhar” o caso do português detido pelos serviços de imigração dos EUA desde final de março e que se encontra em contacto com as autoridades norte-americanas.
Contactada pela Lusa, fonte oficial do ministério afirmou que “o MNE está a acompanhar o caso deste português desde o final do mês de março”. E adiantou que o cônsul de Portugal em New Bedford “já falou com ele e com a família”.
“Estamos em contacto com as autoridades americanas”, destacou a mesma fonte, não adiantando mais pormenores sobre o caso.
Está sob custódia do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE, na sigla em inglês) e mantido numa prisão fora de Massachusetts, estado onde reside legalmente.
“O Rui reside nos Estados Unidos desde os 2 anos de idade. Tem um bom emprego, paga os seus impostos e vive com a sua namorada de longa data. É um residente legal com um ‘Green Card’ – autorização de residência permanente nos EUA – válido. Viajou para fora do país em férias e foi detido pela Patrulha da Fronteira quando regressou, por causa de um registo criminal antigo”, explicou Sofia Cabral-Murras, cunhada do português.
A defesa do português acredita que a detenção se baseia na acusação de tráfico de marijuana de 2012, que acabou resolvida, porque a acusação foi rejeitada por recomendação do departamento de liberdade condicional, em julho de 2013.
Mesmo sendo portador de um visto de residência permanente, o português pode vir a ser deportado, como está a acontecer com outros estrangeiros.
CASO DE CIDADÃO ALEMÃO
Igualmente no mês passado, as autoridades de imigração norte-americanas interrogaram e detiveram um cidadão alemão detentor de um ‘Green Card’ quando regressava de uma viagem ao Luxemburgo.
Segundo a sua mãe, o alemão também teve problemas com a Justiça há mais de uma década, após as autoridades terem encontrado marijuana no seu carro em 2015, num caso que terá sido arquivado.
A residência permanente legal – concedida através do ‘Green Card’ – concede o direito de viver e trabalhar nos Estados Unidos por tempo indeterminado, mas não protege os indivíduos da deportação.
Cerca de 12,8 milhões de portadores de ‘Green Card’ vivem nos Estados Unidos, de acordo com as últimas estimativas do Gabinete de Estatísticas de Segurança Interna.
Desde que Donald Trump regressou à Presidência dos Estados Unidos somam-se os casos de cidadãos detentores de ‘Green Card’ detidos e em processo de deportação.
Imigração detém português que vive nos EUA desde os dois anos