A ministra da Juventude e Modernização de Portugal deslocou-se esta sexta-feira à Universidade do Minho para consolidar estratégias na área da inteligência artificial (IA).
Margarida Balseiro Lopes foi recebida de manhã pelo vice-reitor para a Investigação e Inovação, Eugénio Campos Ferreira, no campus de Gualtar, em Braga. De seguida, participou numa reunião com investigadores e professores do grupo de Inteligência Artificial do LASI/ALGORITMI da Escola de Engenharia.
Após o almoço, a governante seguiu até Guimarães, para conhecer as instalações do principal supercomputador português, o Deucalion, no campus de Azurém.
Capaz de executar 10 milhões de biliões de cálculos por segundo, esta infra-estrutura visa acelerar a produção de ciência e inovação de excelência em Portugal em diversos domínios, sendo gerida pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, com o apoio da UMinho. No final da visita, Margarida Balseiro Lopes reuniu com a equipa de gestão e operação do supercomputador.
A ministra pretendeu recolher neste dia contributos para desafios como a definição das políticas públicas, a modernização do sector público, a capacitação da juventude, o fomento e descentralização da inovação e do empreendedorismo, a atracção de investimentos e de parcerias e a responsabilidade ética e de regulação, procurando assim alinhar Portugal com as tendências globais da IA e garantir que o país se torna também protagonista na área.