O ministro da Agricultura e Pescas participou num encontro promovido pela Cooperativa Agrícola dos Arcos de Valdevez e Ponte da Barca onde sublinhou a importância do mundo rural para o desenvolvimento do território e da coesão territorial. Defendeu que a agricultura “é a fonte que sustenta o nosso progresso”.
Acompanhado por Idalino Leão, presidente da CONFAGRI, Leão José Manuel Fernandes ouviu o presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, João Esteves, enumerar os apoios atribuídos pela autarquia ao sector, nomeadamente na melhoria de infra-estruturas e instalações, isenção e redução de impostos e taxas, além do apoio ao investimento e na organização de eventos de valorização e promoção dos produtos locais.
O autarca social-democrata autarca aproveitou a presença do membro do Governo, em Arcos de Valdevez, para pedir o reforço das verbas do PEPAC – Plano Estratégico da Política Agrícola Comum para os territórios do interior e de minifúndio.
A simplificação dos processos de candidatura e licenciamentos, mais apoios para a modernização e inovação do mundo rural, bem como apoio para o projecto ‘Quinta Ciência Viva das Plantas e Aromas’, foram outros dos pedidos de João Esteves a José Manuel Fernandes.
Já o ministro, enfatizou o papel de grande destaque da agricultura no desenvolvimento de um território e que a agricultura “é coesão territorial, gastronomia, turismo, indústria, património, cultura e tradição. É a fonte que sustenta o nosso progresso”.