O ministro Tiago Brandão Rodrigues abre na sexta-feira, às 14h30, na Universidade do Minho, o seminário ‘Currículo, Inovação e Flexibilização’, em Braga, onde apresenta, durante o seminário Currículo, Inovação e Flexibilização, os resultados do projeto-piloto de flexibilidade e autonomia curricular em 230 escolas do país.
A Reitoria adianta que “o projeto-piloto inclui, por exemplo, professores de várias disciplinas a lecionar na mesma sala, em simultâneo e de forma quase individualizada”. O seminário “vai analisar os resultados do primeiro ano de experiência da tutela nos projetos de inovação e flexibilização em curso nos ensinos básico e secundário nacional”. Essa experiência – sublinha – “pretende a redução significativa do insucesso e abandono escolares, apoiada em mudanças nos aspetos organizacionais, curriculares e pedagógicos.
O insucesso escolar é um aspeto crítico do sistema educativo, com reflexos na qualidade das aprendizagens. As políticas transnacionais e nacionais tendem a valorizar a centralidade à escola e à sala de aula, além da flexibilização curricular e da inovação pedagógica, cujos aspetos vão ser também aprofundados”.
O evento conta, ainda, no fecho com o secretário de Estado da Educação, João Costa. A iniciativa, organizada pelo Departamento de Estudos Curriculares do Instituto de Educação da UMinho, com apoio do Centro de Investigação em Educação (CIEd), decorre no campus de Gualtar, e envolve palestras, mesas redondas, comunicações e lançamento de livros.
A abertura está marcada para o auditório B1, com o ministro, o reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, e o presidente do IE, José Augusto Pacheco.
A conferência inaugural ‘Flexibilidade curricular em análise: da oportunidade a uma prática consistente’ cabe a Cândido Varela de Freitas, da UMinho. Segue-se uma mesa redonda com os professores Carlinda Leite, Jesus Maria de Sousa, Luís Tinoca e António Gomes Ferreira, respetivamente das universidades do Porto, da Madeira, de Lisboa e de Coimbra.
Pelas 19h00 são lançados os livros ‘Estudos Curriculares’ e ‘Dimensões dos Processos Educacionais: da Epistemologia à Profissionalidade Docente’.
A iniciativa tem apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, do Ministério da Educação, da Associação Portuguesa de Estudos Curriculares e da Porto Editora.
Luís Moreira (CP 8078)