A moção ‘Sair da Crise, Lutar contra a Desigualdade’ venceu este sábado a eleição a representação de Braga à XII Convenção Nacional do Bloco de Esquerda (BE), que se realiza nos próximos dias 22 e 23, em Matosinhos.
Na assembleia eleitoral de Braga, a Moção A obteve 70% de votos, elegendo quatro representantes enquanto a Moção E – ‘Enfrentar o Empobrecimento, Polarizar à Esquerda’ conseguiu c 30% de votos e elegeu dois delegados.
Já no círculo eleitoral bracarense, que agrupa os restantes concelhos do distrito, a ‘A’ recolheu a preferência de 68,7% dos votantes e elegeu nove delegados e a ‘E’ elegeu quatro com 31,3% da votação. Participaram no acto eleitoral 110 pessoas.
Assim, foram eleitos os seguintes aderentes do BE: Alexandra Vieira [candidata à Câmara de Braga], Alexandre Carneiro, Amândio Real, António Ramoa, Carlos Machado, Catarina Ferraz, Cristina Andrade, Gorete Pimentel, Isabel Gonçalves, Afonso Silva, João Oliveira, José Maria Cardoso, Leonel Castro, Luís Santos, Marco Gomes. Miguel Martins, Paulo Costa, Raquel Azevedo, Sónia Ribeiro.
A Convenção Nacional é o órgão máximo do partido e reúne de dois em dois anos. Devido à pandemia o encontro foi adiado de Outubro para este mês e foi reduzido o número de delegados para metade.
Os 300 delegados e delegadas presentes no Porto, no próximo fim-de-semana, votam a orientação política do partido, entre as cinco propostas de moção em debate, e elegem a Mesa Nacional, composta por 80 pessoas.
Moções:
Moção A – “Sair da Crise, Lutar contra a Desigualdade”
Moção E – “Enfrentar o Empobrecimento, Polarizar à Esquerda”
Fernando Gualtieri (CP 7889 A)