O ‘Monstro de Barcelos’ como ficou conhecido após assassinar à facada quatro vizinhos em S. Veríssímo, Barcelos, pôs termo à vida, por enforcamento, sendo esta quarta-feira, pelas 16 horas, sepultado em Vila Seca, freguesia barcelense onde nasceu.
Transferido em Julho para a ala psiquiátrica do estabelecimento prisional de Caxias, Adelino Briote, de 63 anos, foi o autor confesso do assassinato, em Março deste ano, de Marisa Cardoso, de 37 anos, grávida da segunda filha, o casal António Vale e Glória Rodrigues, de 84 e de 80 anos, respectivamente, e ainda Sameiro Fernandes, de 62 anos.
Briote, que recebia tratamento psiquiátrico desde 2012, mas que terá deixado de tomar a medicação, fora condenado há dois anos por violência doméstica na sequência de um ataque com um ferro à ex-sogra e à filha, também ela grávida.
O homicida teve vários surtos psicóticos na cadeia de Braga e, por inexistência de pessoal especializado para o tratar, acabando internado na ala psiquiátrica do hospital prisional de Caxias, onde aguardava julgamento, precisa o JN.
Os crimes terão sido cometidos precisamente porque as vítimas não quiseram ser suas testemunhas no processo de divórcio e também não o quiseram defender na altura em que foi acusado de violência doméstica.
Adelino Briote estava acusado de quatro crimes de homicídio qualificado e um crime de aborto.
FG (CP 1200)