O reeleito presidente do Conselho Consultivo da Associação Empresarial do Vale do Homem (AEVH), José da Mota Alves, lançou o desafio para que o organismo dê os primeiros passos para a elaboração de um Plano Estratégico de Desenvolvimento Integrado para o Vale do Homem. José Carlos Pires, presidente da Associação Gerês Viver Turismo, é o novo vice-presidente,
O desafio surgiu durante a eleição e posse esta segunda-feira, em Souto, Terras de Bouro, durante a reunião ordinária do órgão, que congrega ainda mais de três dezenas de empresários, instituições públicas e privadas e as câmaras municipais dos três concelhos do Vale do Homem, Amares, Terras de Bouro e Vila Verde.
Mota Alves, presidente da ATACHA, “um estudo mais aprofundado do potencial do território, formas mais ajustadas de implementação de medidas concretas que contribuam para o crescimento económico e demográfico e, mais ainda, de trabalho em rede entre todos os intervenientes na área do Vale do Homem, de forma a exponenciar as suas actividades e a atrair mais investimento”.
O presidente do Conselho de Administração da AEVH, Jorge Pereira, referiu que “essa será, a partir de hoje, uma prioridade do Conselho de Administração, em articulação com o Conselho Consultivo”.
“Registo, de resto, com orgulho, a participação de todos os presentes, o envolvimento das três câmaras municipais e, sobretudo, a capacidade que houve em agregar neste órgão representantes de sucesso deste território. Temos pela frente grandes desafios, mas demos hoje um passo importante para um trabalho mais concreto, de união, em prol do desenvolvimento e afirmação comum do Vale do Homem”, frisou.
SEDES EM VILA VERDE, AMARES E TERRAS DE BOURO
Em quatro meses de mandato, o novo Conselho de Administração “já deu passos importantes para a integração e desenvolvimento conjunto do território. Uma das principais medidas, que contou com o apoio dos três municípios, passou pela criação de três sedes, uma em cada concelho. Este é um sinal de que queremos trabalhar com todos de forma igual e ajudar o tecido empresarial do Vale do Homem a ganhar músculo e a correr ao mesmo ritmo, de forma harmoniosa”.
A propósito, depois de formalizado o protocolo de cedência de instalações em Vila Verde (que serão alvo de obras de restauro, adaptação e modernização) e Amares (falta apenas a adaptação do espaço cedido no Posto de Artes e Ofícios), ficou formalmente concretizado, esta segunda-feira, a cedência de um espaço (já adaptado e pronto a usar) em Terras de Bouro.
“A partir de agora, e logo que concretizarmos a contratação de um(a) funcionário(a) a tempo inteiro, vamos iniciar consultas técnicas e contacto rotativo com os tecidos empresarial e social de cada um dos três concelhos”, assinalou o presidente do CA da AEVH, Jorge Pereira, durante o acto promovido na presença do presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro, Manuel Tibo.
JOSÉ CARLOS PIRES É VICE-PRESIDENTE
O terrabourense José Carlos Pires, actual presidente da Associação Gerês Viver Turismo, é o novo vice-presidente do Conselho Consultivo da Associação Empresarial do Vale do Homem (AEVH), órgão que continua a ser presidido pelo líder da Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave (ATAHCA).
“Este é um órgão de consulta do Conselho de Administração que quer ter um papel orientador junto do órgão executivo”, assinalou Mota Alves, vincando “a qualidade das escolhas dos representantes para o Conselho Consultivo”.
Para além da diversidade em termos de áreas de actuação, o órgão consultivo congrega organismos importantes do desenvolvimento local da área do Vale do Homem – das câmaras municipais, Misericórdias e IPSS, passando pelo ensino profissional e superior, associações, arciprestes e a própria Irmandade de S. Bento da Porta Aberta –, assim como “empresários de sucesso em várias áreas, da indústria, ao turismo e restauração, desportos de aventura e lazer, termas, comércio e serviços, vinhos, e até mesmo a economia social”.