Pelo 18 ano, o cortejo bíblico ‘Vós sereis o meu povo’, conhecido por Procissão da Burrinha, encheu ontem à noite as ruas da cidade. Muitos milhares de pessoas marcaram presença ao longo do percurso, provando mais uma vez que o cortejo é já um dos pontos altos da Semana Santa bracarense.
Como sempre a burrinha foi o principal motivo das conversas, sobretudo dos mais novos. Lili, a burra, uma ‘novata’ na procissão, foi conduzida por Clemente, o mais veterano dos cerca de mil figurantes.
Organizado, desde 1998, pela paróquia e pela Junta de Freguesia de S. Victor, este cortejo retrata a pré-história do Mistério Pascal de Jesus que a Igreja celebra nos dias seguintes. Desde o chamamento de Abraão, passando pela era dos Patriarcas, pela escravidão no Egipto e gesta de Moisés, até à infância de Jesus, incluindo a sua fuga para aquele país com José e Maria com o Menino montada numa burrinha, desfilam, em sucessão cronológica. Uma verdadeira catequese viva, com os seus profetas, reis, símbolos e quadros bíblicos do Antigo Testamento.
FG (CP 1200)
Fotos: Cortesia da WAPA