São 411 mil euros que os municípios do Cávado vão usar para a prevenção e combate à vespa velutina, vulgo vespa ‘asiática”, até finais de 2017. Os números foram avançados esta sexta-feira, no decurso de uma cerimónia da CIM-Cávado de entrega de equipamento de controlo e destruição de ninhos de vespa velutina aos municípios de Braga, Amares, Barcelos, Esposende, Terras de Bouro e Vila Verde.
A aquisição deste material surge na sequência da participação da CIM Cávado no projeto ‘GESVESPA – Estratégias de Gestão Sustentável da Vespa Velutina’ através do qual se pretende desenvolver acções para o estudo, controlo e combate à vespa velutina (também conhecida como ‘vespa asiática’) no noroeste português.
O projecto, que decorrerá até Dezembro 2017, representa um investimento global de 411 mil euros, envolvendo a parceria de entidades como o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária, a CIM Cávado, CIM Alto Minho, CIM Ave, CIM Tâmega e Sousa, universidades, centros de investigação e a Federação Nacional dos Apicultores de Portugal.
Além da concretização do Plano de Acção para a Vigilância e Controlo da Vespa Velutina em Portugal, o projecto GESVESPA visa estudar o impacto da vespa sobre os ecossistemas, a análise do comportamento biológico da espécie nas áreas de disseminação/ocupação, o desenvolvimento e testes de boas práticas de controlo e de erradicação da espécie e a divulgação da problemática associada à introdução da espécie em Portugal.
Para atingir estes objectivos, o GESVESPA propõe um conjunto de actividades integradas a serem desenvolvidas de forma colaborativa entre os todos os parceiros, e que se encontram estruturadas em 5 acções: identificação e caracterização ecológica; Monitorização/vigilância; controlo sustentado; impacto na apicultura e biodiversidade; informação/disseminação/divulgação.
A CIM Cávado e os seus municípios participam directamente na ação de controlo sustentado, tendo para o efeito procedido à aquisição de equipamento de apoio à destruição e controlo de ninhos de vespa velutina no território do Cávado. O equipamento inclui varas de alumínio, kits de incineração e de aplicação de insecticida, fatos de apicultor com chapéus, máscaras e luvas, serrotes e moto-serras, entre outros materiais.
De referir que em 2015 foram destruídos 504 ninhos de vespa velutina no concelho de Braga, 392 em Barcelos, 267 em Vila Verde, 161 em Esposende, 104 em Terras de Bouro e 52 ninhos em Amares.