O Museu da Imagem está a reunir um espólio fotográfico sobre o impacto da pandemia covid-19 na cidade de Braga que tem como objectivo assumir-se como um documento histórico representativo do período que vivemos.
No sentido de constituir este espólio, o município desafiou os fotógrafos bracarenses Gonçalo Delgado, Hugo Delgado e Luís Vieira a mostrarem a sua visão sobre estes tempos de enorme transformação ao nível das relações interpessoais, da economia, da indústria, da investigação e da cultura.
Como resultado deste desafio, o acervo do Museu da Imagem é enriquecido com um conjunto de 60 fotografias, 20 de cada artista.
Quando a colecção for concluída, as imagens são tratadas e catalogadas, podendo no futuro ser trabalhadas em registo de publicação e/ou exposição. Estas fotografias constituem mais um fundo patrimonial que fará parte da memória das suas gentes e da cidade.
Este é um período que está a marcar de forma indelével as sociedades do mundo globalizado e cujas consequências futuras e potencial de transformação ainda se desconhecem na totalidade. As cidades viram-se obrigadas a modificar as suas vivências e a assumirem novas regras de distanciamento social como lógica de protecção contra a propagação do vírus, levando mesmo ao encerrando temporário de diversas actividades.
A pandemia de covid-19 é um acontecimento entendido como um dos maiores desafios que a humanidade enfrenta desde a II Guerra Mundial e os registos obtidos por estes profissionais da fotografia é um valioso instrumento para futuras aprendizagens e análises deste tempo.
Pela lente destes três fotógrafos poder-se-á, entre outros pormenores, observar o total vazio da cidade, evocar os rostos dos da linha da frente na luta à pandemia, recordar as novas adaptações no centro de rastreio e nos serviços municipais e analisar o retomar progressivo à nova normalidade.
BIOGRAFIAS
Gonçalo Delgado
Fotojornalista nascido em Braga. Proveniente de uma família com uma forte tradição de fotografia fotojornalismo, não foi de estranhar que desde cedo enveredasse profissionalmente por esta via. Além das formações constantes com os “melhores professores da sua vida” em casa, acabou também por estudar fotografia no IPF – Porto (Instituto Português de Fotografia).
Divide seu tempo entre projectos documentais e notícias. Actualmente, é fotojornalista da Global Imagens, agência responsável pela fotografia do Jornal de Notícias, Diário de Notícias, O Jogo, Evasões, entre outros.
Em 2016 fundou a Low Light Press, agência de fotografia e vídeo documental que tem como objectivo representar projectos documentais da sua autoria, bem como outros fotojornalistas portugueses na imprensa nacional e internacional.
No passado, foi Fotojornalista Staff da WAPA; colaborador da Corbis Images (UK) e colaborou com as agências Lusa e EPA – European Pressphoto Agency. Publicou nacionalmente em todos os órgãos de comunicação social nacionais de maior relevância, destacando os seguintes: RTP; SIC; TVI; JN; Público; Visão; Expresso; O Jogo; A Bola; DN; Evasões(…) foi um dos fotógrafos oficiais de Braga: Capital Europeia da Juventude 2012 e também colaborador de Guimarães: Capital Europeia Cultura 2012.
Desde 2011 que se concentra em projectos a longo termo e fotojornalismo documental na Europa, desenvolvendo temas relacionados com a condição humana, mas não exclusivamente.
Conta com trabalho publicado em alguns dos mais reputados órgãos de comunicação social internacionais, dos quais se destacam: Wall Street Journal (EUA);Telegraph (UK);The Guardian (UK); Seattle Times (EUA); El Pais (ES);Sunday Times (EUA); Internazionale (IT); La Republica (IT); NBC(EUA);Kurier (AUS); Die Zeit (DE);Focus (DE), entre outros. Gonçalo Delgado é o Embaixador Português para Fotografia da Sony Alpha (Sony Imaging Ambassador).
Luís Vieira
Fotojornalista nascido no Porto em 1972, começou a trabalhar com jornais em 1997, altura em que estudava Ciências da Comunicação na Universidade Fernando Pessoa, no Porto.
Começou a sua carreira no extinto jornal regional Matosinhos Hoje, tendo no ano seguinte colaborado com o jornal o Jogo. De seguida é convidado pelo jornal Record, onde integra os quadros da empresa em Janeiro de 2000.
Nos 15 anos que passou ao serviço deste jornal desempenhou funções de fotojornalista e subeditor de fotografia na delegação do Porto, fotografou inúmeros eventos desportivos entre os quais Campeonatos do Mundo e Campeonatos da Europa de futebol, Finais da Liga dos Campeões, Final Taça das Nações Africanas, Taça UEFA e Supertaça Europeia, viajando por um total de 26 países na cobertura destes eventos.
Entre 2010 e 2015 colaborou com o jornal Correio da Manhã, em simultâneo com a Agência City Files, Agência Lusa, produzindo imagens para alimentar conteúdos noticiosos em jornais nacionais e internacionais.
A partir de 2016 assume-se como freelancer, e muda-se para Braga, mantendo o vinculo ao grupo Cofina (Record e CM), mas passa a produzir também imagens na área de retrato corporativo, eventos e artes de palco.
Lança um magazine cultural (Badio Magazine) e alarga o seu leque de clientes a Jornal de Negócios e à Agência Associated Press.
Em 2018 faz a cobertura de mais de 700 eventos desportivos como fotógrafo oficial da Braga Cidade Europeia do Desporto, efeméride que deu mais tarde origem à publicação dum livro e exposição de fotos alusivas a esses 12 meses de produção fotográfica.
Com trabalho publicado em Record, Jornal de Noticias, Correio da Manhã, Público, Expresso, Sábado, Marca, Mundo Deportivo, Spiegel, Gazzeta dello Sport, SportsNet, Belfast Telegraph, Sao Francisco Chronicle, Capital, News Tribune, ESPN, Estadão, ABC News, MSNBC, El País, China Daily, Olé, ABS-CBN, Evening Standard, e diversas imagens utilizadas em livros e outras publicações, continua activo e sempre disponível para se superar e desenvolver projectos que possam contribuir para a valorização da imagem como ferramenta contadora de histórias.
Hugo Delgado
Natural de Braga, formou-se em Fotografia e Fotocomposição e, desde cedo, revelou um talento ímpar para a fotografia que se veio a confirmar com passagem pelas maiores e mais prestigiadas publicações nacionais e internacionais, entre as quais se destacam o Público, NY Times, CNN, The Guardian, Courrier Internacional, O Comércio do Porto, 24 Horas, Record, entre outros.
Hugo Delgado conta já no seu currículo com inúmeros prémios, entre os quais, em 2002, o 1.º prémio do concurso Fotojornalismo Visão/WorldPress Photo (categoria de Notícias), que o distinguiu ainda no ano seguinte com duas menções honrosas sob o tema Vida Quotidiana.
Nesse mesmo ano obtém ainda uma menção honrosa na categoria de Retratos no Prémio Internacional de fotografia Europress. Em 2003, conquista o 1.º prémio de fotojornalismo do Clube de Jornalistas de Braga e, em 2005, é galardoado pelo concurso de Fotojornalismo Visão/Bes com mais uma menção honrosa na categoria de Vida Quotidiana, para a qual concorreu com um trabalho associado ao projecto ‘África, retratos de um quotidiano’.
Já em 2006 obtém mais uma menção honrosa no concurso de Fotojornalismo Visão/Bes na categoria também de Vida Quotidiana. Desde 2007 até aos dias de hoje inicia uma série de cursos de formação na área da fotografia e fotojornalismo.
Actualmente é fotojornalista da Agência WAPA – Wide Angle Photographic Agency e da agência de noticias Lusa.