O Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa (MADDS) celebra, no próximo dia 9, o Dia Europeu da Arte Rupestre com um conjunto de palestras focadas no tema ‘Arte Rupestre no Tempo e no Espaço: O Norte de Portugal’.
O evento inclui a apresentação de uma exposição sobre gravuras rupestres do Norte de Portugal, na sua diversidade.
As palestras têm início às 15h30 e estender-se-ão até às 19h00, seguindo-se um espaço de debate que promete ser enriquecedor devido à diversidade de temas abordados dentro da temática do evento. São apresentados trabalhos de investigação focados nas distintas expressões artísticas, como a Arte Paleolítica, a Arte Megalítica e Arte Atlântica e diferentes manifestações da Arte Figurativa, através de representações de símbolos solares, podomorfos e equídeos.
Para além das palestras, é possível visitar a exposição temporária até ao dia 3 de Novembro, nas instalações do Museu. Aqui é possível conhecer sítios de arte rupestre no Norte de Portugal, num complemento às palestras efectuadas pelos vários investigadores científicos.
Nos dias 10 e 11 de Outubro, os visitantes do MADDS podem usufruir de uma visita orientada à exposição temporária ‘Arte Rupestre no Tempo e no Espaço: O Norte de Portugal’, às 10h30 e às 15h00.
Este evento resulta de uma organização colaborativa entre várias entidades, como a Museus e Monumentos de Portugal, E.P.E., através do Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa; centros de investigação (como o Lab2PT – Laboratório de Paisagens, Património e Território, o In2Past – Laboratório Associado para a Investigação e Inovação em Património, Artes, Sustentabilidade e Território e o ICArEHB – Centro Interdisciplinar de Arqueologia e Evolução do Comportamento Humano) e universidades (Departamento de História do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho).