O Museu de Artes Decorativas, em Viana do Castelo, a exposição ‘Museu 100 peças 100 anos de história’, uma iniciativa que integra as comemorações do seu 100.º aniversário.
Através desta exposição pode-se conhecer um dos mais importantes acervos de artes decorativas, através das colecções de mobiliário (peças dos estilos D. João V, D. José e D. Maria ou de verdadeiros tesouros que são os contadores e outras peças indo-portugueses) e louça (com uma colecção de peças das melhores fábricas históricas de todo o país, com especial incidência na fábrica de Viana).
O Museu de Artes Decorativas está instalado num solar urbano situado no largo de São Domingos, onde também fica a Igreja do convento da mesma evocação.
O edifício foi mandado construir em 1724 pelo cónego António Felgueiras Lima e nele ficava hospedado o arcebispo de Braga D. Rodrigo de Moura Teles, quando se deslocava a Viana, a banhos.
Mais tarde, foi comprado pela família Barbosa Teixeira Maciel, ficando conhecida pela Casa dos Barbosa Maciel.
Trata-se de um belo edifício de linhas barrocas, embora com elementos clássicos, como são os frontões triangulares que encimam as janelas.