Uma turma de 16 utentes da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Gualtar está a aprender a tocar instrumentos musicais de modo a desenvolver as suas capacidades relacionais e comunicacionais.
O projecto, intitulado ´Música para Todos´, é desenvolvido por Patrícia Pinheiro, uma aluna de 18 anos que frequenta o 1.º ano da Licenciatura em Música e que recebeu uma bolsa de estudo da Fundação Jerónimo Martins.
Firmino Marques, vice-presidente da Câmara de Braga, explica que este é um projecto que foi “recebido de braços abertos” pelo município e pela instituição.
“Assim que nos foi apresentado o conceito pela Patrícia Pinheiro, iniciamos o contacto com a APPACDM para que este fosse realizado o mais brevemente possível. O desafio foi aceite e é com enorme satisfação que vemos os resultados positivos que trouxe aos utentes”, afirma, sublinhando que a proximidade que a autarquia promove com as pessoas e instituições tornou exequível o projecto: “Estamos sempre disponíveis a promover e apoiar todas as ideias que nos são apresentadas e que vão no sentido de proporcionar uma melhor qualidade de vida a uma franja da população que necessita de cuidados especiais”.
Por seu turno, Patrícia Pinheiro, a mentora do projecto, salienta os “inúmeros benefícios” que os utentes retiram do contacto com a música. “A oportunidade de interagirem com a música permite que estas pessoas tão especiais possam aprender a comunicar através do mundo dos sons. Há medida que fomos evoluindo na aprendizagem foi interessante verificar a enorme atenção, dedicação e motivação relativamente ao trabalho musical que estamos a efectuar”, referiu.
Já Sandra Sendas, psicóloga da APPACDM de Gualtar, enfatizou a evolução ao nível do relacionamento que se registou na turma. “Estamos a falar de utentes com deficiência mental moderada e severa que, através do contacto com a música, conseguiram encontrar a oportunidade de exteriorizarem as suas emoções com recurso a esta expressão artística”, disse.
Dia 16 de Junho, na festa de Verão promovida pela APPACDM, os utentes apresentam o resultado final do trabalho musical que estão a realizar desde Fevereiro.