Depois da apresentação do ‘Mês do Romance’, Namorar Portugal volta a Braga para se estabelecer na sua ‘Casa dos Namorados’ para uma temporada que termina a 17 de Março.
Situado no Campo da Vinha, a ‘Casa dos Namorados’ reúne trabalhos de 17 da meia centena de produtores associados à ‘Namorar Portugal’, marca registada propriedade da Câmara Municipal de Vila Verde que se inspira na velha (agora renovada) tradição do lenço de namorado.
Neste ‘posto’ de venda e de divulgação, resultado da parceria entre a autarquia vilaverdense e a Stattus, empresa especializada no fabrico e montagem de módulos habitacionais, com sede no parque industrial de Gême, é possível encontrar alguns dos produtos que fazem da marca ’Namorar Portugal’ uma referência do artesanato nacional.
António Vilela, presidente do município de Vila Verde, lembrando que a marca “é um projecto aberto que agrupa não só artesãos mas outros tipos de empresas”, afirmou que “há todo um percurso ainda para fazer, sobretudo na área da comercialização e na entrada em novos mercados, como as grandes superfícies”.
“A marca Namorar Portugal tem produtos para todas as idades, desde calçado, lingerie, casacos ou vestidos e gastronomia”, afirmou, enaltecendo a “grande imaginação e capacidade de criar e inovar dos produtores”. Acompanhado por Júlia Fernandes, vereadora da Cultura de Vila Verde, Vilela referiu que, além da doçaria, das compotas, dos licores, do azeite e do queijo, “é possível decorar uma casa só com produtos Namorar Portugal”.
Firmino Marques, vice-presidente da Câmara de Braga, que com a Associação Comercial de Braga (ACB), é outra parceira da iniciativa, reconheceu que “há uns anos estávamos muito longe de imaginar a dimensão que este projecto que se inspira no lenço de namorado atingiu”, projecto que, vincou, “merece a nossa profunda admiração” ao transformar “produtos antigos em produtos modernos”
“Estamos certos que Braga, capital do Minho, contribuirá para levar uma marca, que é do Minho, para todo o país e para todo o mundo”, acrescentou.
Fernando Gualtieri (CP1200)