O INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, de Braga, realiza, amanhã, uma conferência de Imprensa aberta, no âmbito do Nano World Cancer Day 2016 no INL. A iniciativa decorre sob a alçada da Plataforma Tecnológica Europeia para a Nanomedicina (ETPN-European Technology Platform on Nanomedicine).
Conta este ano com a adesão de 12 países (Alemanha, Áustria, Espanha, França, Grécia, Itália, Irlanda, Holanda, Portugal, Suíça, Turquia e Reino Unido), onde diferentes intervenientes ligados ao combate ao cancro se juntam para sublinhar a importância da investigação na área da nanotecnologia aplicada à medicina, na detecção e no tratamento de doenças cancerígenas.
É já a terceira vez que o INL acolhe o evento. Este ano a iniciativa conta com a colaboração da Agência Galega de Inovação (GAIN), Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e do Polo de Competitividade da Saúde (Health Cluster Portugal). A iniciativa visa dar a conhecer o papel da Nanotecnologia aplicada à medicina, nomeadamente no diagnóstico e tratamento do cancro.
O Nano World Cancer Day realiza-se no âmbito do Dia Mundial de Luta Contra o Cancro, que se assinala no dia 4 de Fevereiro. Os encontros com os jornalistas são uma oportunidade para sensibilizar e melhorar o conhecimento sobre a área da nanomedicina e o leque das suas aplicações contra o cancro do ponto de vista do diagnóstico e numa perspetiva terapêutica.
Luís Moreira (CP 8178)