O município O Rosal quer aliar-se a A Guarda, ambos na Galiza, e ao concelho de Caminha, no Alto Minho, para formar a quarta euro-cidade entre as duas regiões transfronteiriças, anunciou esta sexta-feira a Câmara alto-minhota.
Nesse sentido, Ánxela Fernández Callís, alcaide de O Rosal, e Rui Lages presidente da autarquia caminhense, juntaram-se numa reunião onde se comprometeram a trabalhar na criação de uma Euro-cidade para fortalecer laços, realizar projectos conjuntos e resolver problemas comuns.
“O Rosal e Caminha realizaram um encontro histórico que marca o início de uma grande aliança transfronteiriça na região do Minho. A presidente da Câmara de O Rosal, Ánxela Fernández Callís, manteve uma reunião com o presidente da Câmara Municipal de Caminha, Rui Lages, onde ambos os autarcas concordaram em dar os primeiros passos para a criação de uma Euro-cidade que inclua Caminha, O Rosal e A Guarda, que permita continuar a estreitar os laços entre as populações vizinhas, abordar problemas, objectivos comuns e desenvolver uma programação sociocultural e económica conjunta”, revela a autarquia caminhense em comunicado.
Fernández Callís manifestou a sua satisfação com a visita do autarca caminhense e manifestou a vontade de trabalhar em estreita colaboração para criar um espaço europeu que una as duas margens do Minho “que não se consideram como fronteiras”.
“Este é um passo importante para consolidar o nosso relacionamento e criar oportunidades de crescimento para os três municípios”, afirmou a presidente.
Por seu lado, Rui Lages destacou a importância de se abordar problemas comuns, como a mobilidade na zona do Minho, bem como de fortalecer os laços entre populações que já se sentem unidas.
“É fundamental trabalharmos juntos para superar os obstáculos que afectam a nossa região e promover uma maior integração entre programação e serviços, o que sem dúvida beneficiará os nossos vizinhos”, sublinhou o autarca.
O próximo passo será uma reunião no dia 20 de Maio, em Caminha, com os três autarcas: do Rosal, A Guarda e Caminha, precisamente para abordar esses primeiros passos para a criação da euro-cidade.