A porta-voz da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), Farah Dakhlallah, condenou esta sexta-feira os ataques da Rússia a Kiev e os “danos causados às instalações diplomáticas de vários países”, incluindo Portugal.
Numa nota, publicada na rede social X, a responsável frisou que a NATO exorta “a Rússia a cessar imediatamente todos os ataques contra civis e infra-estruturas civis ucranianas e a pôr termo à sua guerra ilegal contra a Ucrânia”.
“Condenamos os ataques de hoje da Rússia a Kyiv e os danos causados às instalações diplomáticas de vários países. Exortamos a Rússia a cessar imediatamente todos os ataques contra civis e infra-estruturas civis ucranianas e a pôr termo à sua guerra ilegal contra a Ucrânia”, lê-se.
“O Governo português condena de forma veemente os ataques desta madrugada a Kyiv, que causaram danos materiais em diversas missões diplomáticas, incluindo a chancelaria da Embaixada de Portugal”, lê-se num comunicado enviado às redacções.
Face ao incidente, o Encarregado de Negócios da Federação Russa foi “chamado ao Ministério dos Negócios Estrangeiros para que seja apresentado um protesto formal junto da Federação Russa”.