O Clube Náutico de Ponte de Lima foi o grande vencedor do Campeonato Nacional de Fundo, que decorreu este fim-de-semana, em Melres, Gondomar. Apesar das dificuldades colocadas pela chuva e vento persistentes, os atletas limianos exibiram-se a um nível muito elevado, conseguindo quase o dobro dos pontos da formação que se classificou em segundo lugar, o Clube Náutico de Prado.
A formação limiana obteve 3930 pontos, contra os 2034 conquistados pelo clube do concelho de Vila Verde. Em terceiro lugar ficou o Clube Náutico de Crestuma, com 1692 pontos.
No Rio Douro evoluíram atletas de 47 clubes do continente e ilhas, facto que ainda releva mais o feito dos atletas de Ponte de Lima, que continuam a dominar o panorama nacional da canoagem, no ano em que cumprem 25 anos de existência.
Em termos individuais, os atletas limianos conquistaram 4 títulos nacionais, num total de 25 regatas, subindo ao pódio outras nove vezes, cinco pela conquista do segundo lugar e quatro pelo lugar mais baixo do pódio. O realce individual vai para os atletas que conquistaram o título nacional, com especial realce para Fernando Pimenta que, pela oitava época consecutiva, conquistou o título nacional de fundo, sendo o mais rápido a percorrer os 5 quilómetros da prova, suplantando o rival e colega da equipa nacional, Emanuel Silva.
Tripulações de Fundo
O Clube Náutico de Ponte de Lima venceu pelo décimo ano consecutivo a Taça de Portugal de Tripulações de Fundo, batendo mais uma vez o Náutico de Prado.
O Náutico limiano é o único clube português que venceu esta competição que teve a sua primeira edição em 2007. Estes resultados confirmam a grande hegemonia do clube no panorama da canoagem nacional, assim como a excelência do trabalho que está a ser levado a cabo em Ponte de Lima.
Em Melres competiram quase 1000 atletas, em representação de 44 equipas, disputando 39 regatas.
O Clube Náutico de Ponte de Lima obteve 1160 pontos, enquanto o seu eterno rival, o Clube Náutico de Prado se quedou pelos 814 pontos. No terceiro ponto ficou o Clube Náutico de Crestuma, com 728 pontos.
Destaque ainda para as onze vitórias de embarcações do clube limiano, mais de um quarto do número total de regatas, o que dá ainda maior expressão à conquista desta competição.
Além das onze vitórias, as embarcações de Ponte de Lima conseguiram ainda mais 15 presenças no pódio, entre segundos e terceiros lugares.
Registo para o facto da prova ter decorrido em condições climatéricas adversas, com chuva persistente e vento forte, dificultando a ação dos atletas participantes.
O fim-de-semana foi de grande intensidade competitiva para o Clube Náutico de Ponte de Lima que, de uma assentada, venceu duas provas de âmbito nacional, o Campeonato Nacional de Fundo e a Taça de Portugal de Tripulações que, juntando à Taça de Portugal de Maratona, eleva para três o número de vitórias em competições de âmbito nacional na presente época.