A Noite Branca de Braga 2016 “vai reforçar a ligação à cidade, ao património e aos cidadãos com propostas culturais imperdíveis que envolvem o comércio e várias estruturas locais, num ambiente que, ao longo das 48 horas de duração do evento, queremos que seja percepcionado como criativo, dinâmico e inovador”. As palavras são de Ricardo Rio, presidente da Câmara, durante a sessão de apresentação da Noite Branca, que decorreu esta terça-feira, no Largo João Peculiar.
Na Noite Branca de Braga, que se realiza nos dias 2, 3 e 4 de Setembro, são esperados mais de 300 mil visitantes. “Os bracarenses, em especial os mais jovens, têm dado sucessivas mostras da sua energia, talento e apego à cultura. Esta é uma marca que se afirma a cada Noite Branca que passa e estou certo de que temos todos os requisitos para que o evento seja um enorme sucesso, capaz de atrair vários visitantes de fora do concelho e até do país”, sublinhou, enfatizando a capacidade da iniciativa para mobilizar “os jovens a avançarem com os seus próprios projectos artísticos, colorindo e preenchendo a programação destas 48h com um cunho distintivo”.
The Gift, Miguel Araújo e HMB
No que se refere ao cartaz musical, o palco principal, localizado na praça do município, recebe na sexta-feira as actuações de Carminho, Miguel Araújo e DJ´s da Rádio Comercial. Já no sábado será a vez de Sérgio Godinho e Jorge Palma partilharem o palco com o projecto ´Juntos´, seguindo-se as bandas The Gift e HMB.
No palco gnration, na avenida Central – que esta edição tem como principal novidade o facto de funcionar durante as duas noites do evento -, a sexta-feira é preenchida com os concertos de Boogarins e Midnight. No sábado actuam Linda Martini, Branko e Matias Aguayo.
Outra das novidades desta edição está relacionada com a programação dedicada às famílias com propostas especiais durante todo o evento, principalmente no domingo, e através de um espaço próprio onde pequenos e grandes podem dar dá asas à imaginação e desenvolver atividades artísticas em conjunto.
A Noite Branca bracarense oferece este ano um número maior de animações no espaço público, apresentações de artes performativas, instalações, performances e concertos por artistas de renome, nacionais e internacionais, concerntos nas ruas e edifícios históricos da cidade no sábado e domingo (dias 3 e 4) e durante o dia.
Por sua vez os museus alargam o seu horário de funcionamento, abrindo as portas até às 22h00 de sexta, até às 24h00 sábado e até ao final da tarde de domingo.
O programa de voluntariado para este evento abre decorre até 18 de Julho.