A Noite Branca de Braga é o cenário escolhido pelo o FENDA – Festival de Arte Urbana para inaugurar as obras de arte urbana com assinatura artistas locais e internacionais disseminadas pela cidade.
Com direcção artística do colectivo Cosmic Burger, curadoria artística da Circus Network e co-organizado com o município, a segunda edição do festival conta com a participação de oito artistas de renome: Mantraste, SpiderTag, Sebastião Peixoto, Monika Reut, Darren John, RA.SO.AL, Mots e Soraia Oliveira.
As intervenções estão localizadas na Escola Carlos Amarante, Edifício do Castelo, Campo das Carvalheiras, Centro Comercial Santa Bárbara, Associação Creche de Braga, Largo Barão S. Martinho, Mercado Municipal e Instituto D. João Cândido de Novais e Sousa.
“Este é um conjunto de trabalhos extremamente interessante que surge do desafio que temos lançado aos artistas, sejam bracarenses ou não, para, através da arte urbana concretizarem os objectivos do Município de potenciar a sua capacidade e talento de expressão e de regeneração urbana através da arte”, referiu esta terça-feira, presidente da Câmara Municipal, durante a visita aos trabalhos.
Ricardo Rio referiu ainda que o município pretende estender esta forma de “qualificar o espaço público” para outras intervenções, lembrando o projecto ‘ENERGIZARTE’, desenvolvido em parceria com a Fundação EDP, que utilizou “o mobiliário urbano para transformar elementos em factores de atractividade e de valorização” para o concelho.
“Geradora de uma valorização do espaço público, a arte urbana funciona também como um atractivo turístico”, sublinhou o autarca.
Ao todo, a cidade usufruirá de cinco pinturas murais, uma pintura de vidros, uma intervenção de materiais reutilizados e um mural de néon interactivo. O festival coloca artistas locais em contacto com criativos consolidados no panorama internacional, integrando os emergentes e inspirando os inovadores.
Com a intenção de envolver a comunidade, o colectivo artístico, em parceria com a E-Redes, lançou uma ‘open call’ para embelezar 12 caixas de distribuição de energia eléctrica. Os seis vencedores, que usufruirão de um prémio de 400 euros, intervêm na rua de São Marcos e na rua do Souto.