Esta sexta-feira, a partir das 16 horas, o Museu D. Diogo de Sousa, em Braga, abre portas à Noite Europeia dos Investigadores (NEI), organizada pela Escola de Ciências da Universidade do Minho, e estão todos convidados.
O programa é livre para todos os cidadãos e conta com presença de investigadores e estudantes que trarão uma selecção de actividades enquadradas na temática ‘Ciência no dia-a-dia’, que incluem experiências, demonstrações e exercícios práticos relacionados com as áreas científicas da Biologia, Biodiversidade, Física, Optometria, Nanotecnologia, Geologia, Ambiente, Matemática, Estatística, Computação, Química, Ciências da Comunicação, Psicologia e Enfermagem.
Paralelamente irão realizar-se ‘ted talks, speed datings, workshops de software’, robótica, física e jornalismo e observação de estrelas.
Pelas 21 horas, a Escola de Ciências da Universidade do Minho associa-se às comemorações do Ano Internacional das Leguminosas, com uma tertúlia denominada ‘Leguminosas’ por uma alimentação saudável e um futuro sustentável”, onde se pretende aumentar a consciência pública para o papel fundamental que as leguminosas têm na segurança alimentar e nutricional, na adaptação às mudanças climáticas, na saúde humana e nos solos.
A NEI é uma iniciativa promovida pela Comissão Europeia, que se repete, em simultâneo, em mais de 250 cidades da Europa e países vizinhos. Pretende quebrar as barreiras que separam a Ciência dos cidadãos, promover o diálogo com os cientistas e o público e potenciar a consciência pública sobre ciência influência da ciência no nosso modo de vida.