Clint Buffington, conhecido como ‘O Caçador de Mensagens numa Garrafa’, está à procura do autor de uma mensagem escrita em português que, segundo indica, terá sido escrita em Cascais, em 2015. Ao Notícias ao Minuto, o ‘caçador’ contou que há algo que o “intriga” nesta mensagem.
“Gosto muito de vocês. Acabaram 13 anos de merda. Mercedes, Margarida e Maria”, lê-se na mensagem, que foi escrita no verso de um bilhete da Rede Expressos. No canto do bilhete lê-se ainda ‘Cascais 2015’.
“O facto de estar escrito num bilhete de autocarro sugere (mas não prova) que Mercedes, Margarida e Maria e a autora provavelmente não são de Cascais, mas, claro, é possível que sejam”, explicou Clint Buffington na rede social Instagram, onde apela a que se espalhe a mensagem para descobrir o autor.
O homem, que reside no estado norte-americano do Utah, encontrou a garrafa em Fevereiro deste ano durante uma visita de barco, que durou apenas um dia, a uma ilha remota das Índias Ocidentais Britânicas, contou ao Notícias ao Minuto.
Até ao momento, Cliff já encontrou “mais de 100 mensagens em garrafas” e localizou “dezenas de remetentes”. Alguns “tornaram-se verdadeiros amigos” e um casal esteve presente no seu casamento, em 2017. No entanto, há algo que o “intriga” nesta mensagem escrita em português.
“O que mais me intriga nesta mensagem na garrafa é o facto de não parecer estar assinada pelo verdadeiro autor… Parece que os três nomes na mensagem são as pessoas para quem a nota foi escrita. Então, quem é que a enviou? E quanto ao significado da mensagem em si – qual foi o período de 13 anos que o autor atravessou? E será que partilhou esse período de tempo com os três nomes do bilhete? Terá sido na escola? Estou desejoso de saber!”, afirmou.
Desde que encontrou a sua primeira mensagem numa garrafa, em 2007, Clint ficou “imediatamente viciado”, viajou para “conhecer pessoalmente os remetentes” e construiu amizades que “são simultaneamente impossíveis e reais”, conta ainda no seu site.
Já ao Notícias ao Minuto, contou o segredo para conseguir encontrar tantas mensagens em garrafas: andar! “Adoro andar – quanto mais longe, melhor! Mas a maioria das pessoas que vai à praia prefere ficar num sítio, ou numa zona, e relaxar. Eu também gosto de fazer isso mas, geralmente, estas coisas não vão parar aos nossos pés”, explicou.
Agora, o objectivo de Clint – que o mais perto que esteve de Portugal foi em Barcelona – é encontrar o autor ou autora da mensagem na garrafa, que terá sido atirada ao mar em Cascais.
A “única esperança” para este ‘caçador’ são as redes sociais, onde conta já com vários comentários de portugueses que prometem ajudar nesta busca.