O empenho e dedicação do Cónego Jorge Coutinho para que a Semana Santa bracarense fosse cada vez mais um evento de referência foi destacado esta sexta-feira por D. Jorge Ortiga, lembrando o seu esforço, dedicação e capacidade de diálogo. O Arcebispo de Braga falava na cerimónia de atribuição de topónimo da avenida Cónego Jorge Coutinho, localizada no troço da variante que liga a Estação da CP à freguesia de Ferreiros.
Falecido em Novembro passado, o cónego Jorge Coutinho foi presidente da Comissão da Semana Santa e um dos grandes impulsionadores destas cerimónias religiosas. O seu percurso de vida e dedicação ao próximo foram aspectos salientados nesta cerimónia que contou com a presença de familiares e amigos.
Ortiga manifestou a sua “alegria pelo reconhecimento por parte da Câmara a um homem que dedicou grande parte da sua vida a servir os outros. “Estamos num lugar onde ele passaria todos os dias para se dirigir ao Colégio de S. Caetano. Esses jovens sem retaguarda familiar encontravam no Cónego Jorge Coutinho o carinho, a simpatia e a ternura que lhe eram característicos”, sublinhou o prelado.
“Homenagem transversal a toda cidade”
Ricardo Rio, presidente da Câmara, referiu, por seu turno que “a atribuição do topónimo com o nome do Cónego Jorge Coutinho a uma avenida da cidade representa o reconhecimento unânime da comunidade bracarense a uma figura insigne da história do concelho”.
Segundo Rio esta é uma homenagem “transversal de todos bracarenses a quem tanto nos deu e que contribuiu para que a Semana Santa de Braga atingisse o patamar em que se encontra”, salientou, lembrando “a forma cordial” com que o cónego Jorge Coutinho se relacionava com os outros e a sua capacidade de envolver todas as instituições da cidade.
O autarca referiu, ainda, que Jorge Coutinho deixa “um exemplo de como se pode trabalhar em conjunto em prol da sociedade”, e alargou esse reconhecimento aos que “hoje continuam a trabalhar na organização da maior semana de Braga”.
FG (CP 1200)