Mais de uma centena de professores entram até às 17h30 desta segunda-feira nas casas de cerca de 850 mil alunos de ensino básico, que podem aprender sem sair do sofá. É a nova telescola, agora chamada, #EstudoEmCasa.
O Ministério da Educação espera conseguir, assim, chegar aos alunos, repetindo um modelo semelhante ao que nasceu na década de 60, quando faltavam escolas e transportes públicos que permitisse a todos irem às aulas.
O conceito que agora é proposto é completamente diferente do que existiu nos anos 1960 e 70. A Telescola criada em 1965 estava concentrada em apenas dois anos, equivalentes aos actuais 5.º e 6.º anos. As aulas eram seguidas pela televisão por crianças que não podiam ir a escolas regulares, sobretudo em regiões do interior. Os conteúdos televisionados eram depois complementados em contexto de sala de aula por professores – habitualmente dois, um para a área de letras e outro para as ciências.
O #EstudoEm Casa, entre as 09h00 e as 17h30, destina-se a alunos do 1.º ao 9.º ano de escolaridade. As aulas são sempre de 30 minutos, e à excepção do 9.º que tem um espaço autónomo, congregam dois anos: 1.º e 2.º; 3.º e 4.º; 5.º e 6.º; 7.º e 8.º. E associam também, por vezes, duas disciplinas no mesmo bloco, para além de existirem temas que são abordados em várias áreas, concretizando assim um dos princípios de base do programa de flexibilidade curricular lançado há dois anos.
O dia começa com aulas para o primeiro e segundo anos e assim sucessivamente, até chegar ao nono ano, ao fim da tarde. A excepção são as aulas de educação artística, que se destinam a menores de todos os níveis de escolaridade.
A programação inclui disciplinas como Educação Física, Literatura, Alemão, Francês e Espanhol até 30 minutos diários de iniciação ao Português para falantes não-nativos. Já os alunos 1.º ciclo têm trinta minutos semanais de leitura e para os 5.º e 6.º há “oficina de escrita”. As crianças do pré-escolar têm um conjunto de actividade de na RTP 2.
Esta nova telescola pode ser vista no canal RTP Memória – no canal 7 da TDT, canal 18 na NOS, canal 100 da MEO ou canal 17 da Vodafone.
A grelha horária está disponível em https://www.rtp.pt/play/estudoemcasa/