O executivo municipal de Terras de Bouro deu as boas vindas à nova viatura e manifestou junto do presidente da Associação Florestal do Cávado (AFC), Carlos Cação, o seu agrado pela chegada deste novo meio que reforça a operacionalidade da equipa de sapadores florestais de Terras de Bouro.
“Este novo equipamento significa assim, uma evidente mais-valia, para a primeira intervenção no combate aos fogos florestais, sendo que, aumenta também a motivação e a qualidade de trabalho dos próprios sapadores florestais”, referiu o presidente da Câmara, Manuel Tibo.
No âmbito do protocolo celebrado entre o município e a AFC importa referir também e sobre esta temática, “a importância dos sapadores florestais através das acções de silvicultura preventiva, nomeadamente, na roça de matos e limpeza de povoamentos, a realização de fogos controlados, linhas de quebra-fogo e outras infraestruturas”, competindo à AFC, assegurar a coordenação dos trabalhos e gerir a gestão financeira das equipas, além dos procedimentos administrativos necessários ao seu normal funcionamento.
Refira-se, por último, que que a Associação Florestal do Cávado é a associação com mais equipas de sapadores florestais do país.
Pedro Antunes Pereira (CP 5930 A)